O dia 7 de junho ficou assinalado em Albufeira com o hastear das Bandeiras Azuis da Europa (BAE) nas 25 praias do concelho, numa cerimónia onde compareceram as principais entidades com responsabilidades sobre a gestão da orla costeira, e que serviu, também, para hastear, em simultâneo, as bandeiras Praia Acessível, galardões que confirmam que, para além das preocupações ambientais, este é um Município onde a inclusão é uma das grandes prioridades.

Refira-se que as 16 zonas balneares qualificadas de Praia Acessível dispõem de todas as condições para receber banhistas com mobilidade reduzida, nomeadamente lugares de estacionamento, devidamente identificados, rampas e equipamentos próprios para facilitar o acesso e a deslocação ao areal e à zona de banhos. 

Este é o quarto ano consecutivo que o Município de Albufeira vê a totalidade das suas zonas balneares serem reconhecidas com o símbolo máximo da qualidade ambiental – 25 Bandeiras Azuis, a totalidade das praias do concelho - fazendo lembrar um antigo slogan, do final dos anos 80 do séc. XX, “Vila branca em mar azul, águas transparentes e areais dourados”, em alusão a um destino turístico onde a tradição, a beleza das praias e a qualidade ambiental são o principal motivo de visita.

“Albufeira já não é uma pequena vila, cresceu e passou a cidade em 1986, sendo atualmente conhecida como a capital do turismo nacional, o que, naturalmente, se traduz numa enorme responsabilidade para a Autarquia”, disse José Carlos Rolo. “Conforme disse, no passado dia 15 de maio, aquando da abertura oficial da época balnear, volto, agora, a reafirmar que estamos preparados para receber os milhares de pessoas que todos os anos escolhem Albufeira como destino de férias e que, juntamente com as restantes entidades com responsabilidades nesta área, tudo faremos para continuar a merecer este estatuto de excelência”, destacou o presidente da Câmara Municipal, à margem da cerimónia.

A Praia dos Pescadores, um dos principais cartazes turísticos da cidade, foi o local escolhido para hastear as primeiras bandeiras (BAE e Praia Acessível), num momento carregado de simbolismo que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador do Ambiente, elementos do Executivo, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, APA – Associação Portuguesa do Ambiente, Autoridade Marítima, Delegado de Saúde de Albufeira, concessionários, representante da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Após o desfraldar das bandeiras no centro da cidade, o procedimento repetiu-se, ao longo da costa, em todas as praias do concelho, que a deste momento mostram a residentes e turistas que Albufeira continua a ser líder nacional das BAE.

Após alcançar o pleno dos galardões que fazem das praias de Albufeira um motivo de orgulho para o Município, José Carlos Rolo afirma que o Executivo continua empenhado em melhorar todas as questões que se prendem com o equilíbrio ambiental e com a qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha. “Há que continuar a manter a qualidade ambiental das nossas praias, pugnar pela limpeza urbana, pelo tratamento das águas interiores, por manter o espaço público arrumado, investir na eficiência energética, com vista à redução do CO2, na aquisição de viaturas elétricas e veículos pesados a gás natural – vamos investir fortemente nisso – para que daqui a uns anos possamos ser considerados um Município exemplar a nível ambiental”.   

 

Por: CM Albufeira