A consciência ambiental está cada vez mais presente no pensamento e no dia-a-dia dos cidadãos. Esta é a conclusão que se pode tirar das sucessivas iniciativas de ações de limpeza que vão surgindo um pouco por todo o lado, a que o concelho de Lagos não é exceção.

Seja por em junho se assinalar o Dia Mundial do Ambiente, o Dia Mundial dos Oceanos e a abertura da época balnear, seja por todos os dias serem bons dias para proteger o ambiente, este mês as praias de Lagos vão receber atenção redobrada dos cidadãos.

A primeira ação de limpeza decorre já no dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos), entre as 9h e as 12h, na Praia da Luz, sendo dinamizada pelo ZooLagos e aberta a todos os participantes. A organização justifica a iniciativa recordando que “por todo o mundo, cerca de 73% do lixo que se encontra na praia é plástico: desde filtros de pontas de cigarros, a tampas de garrafas, invólucros de comida, sacos de supermercado e recipientes de poliestireno”. Apelando à participação, o Zoo de Lagos, em parceria com a Câmara Municipal, convida todos os interessados a juntarem-se neste dia para uma ação de limpeza na Praia da Luz, que, com a ajuda voluntária de todos, poderá fazer a diferença e tornar o nosso planeta e oceanos mais limpos. O ponto de encontro será em frente ao parque de estacionamento da Praia da Luz, devendo os interessados registar a sua inscrição através do formulário disponível aqui .

A segunda iniciativa é um evento de Plogging Solidário, organizado por um grupo de empresários de Lagos que operam na área do turismo, e pretende juntar turistas e locais, nacionais e estrangeiros, de diferentes gerações, com vista a promoverem um bem comum: a Meia Praia. A ação, que consiste na recolha de lixo não biodegradável, está agendada para dia 16 de junho, pelas 9h, com ponto de encontro junto ao restaurante “A Barrigada”, sendo a participação efetuada mediante uma inscrição no valor simbólico de 5€, valor que reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Lagos. A organização estima uma participação de 250 pessoas neste evento.

A autarquia presta apoio logístico a ambas as atividades, assim como a outras ações pontuais no desejo de que as mesmas contribuam para uma maior consciencialização dos banhistas e para a adoção de comportamentos ambientalmente corretos. Em paralelo o Município assegura diariamente a limpeza das praias, garantindo que as mesmas oferecem as condições de manutenção com a excelência a que os veraneantes já se habituaram. Esta tarefa é feita mediante contratação de serviços externos que custam ao erário municipal uma verba de aproximadamente 100 mil euros por época balnear.

 

Por: Câmara Municipal de Lagos