Autoridade Marítima Nacional presta auxílio a dois golfinhos na Ria Formosa

O piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António recebeu, no dia 22 de maio, pelas 12h20, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informação de que se encontravam dois golfinhos encurralados no interior da Ria Formosa, no areal de Cacela Velha, devido à descida da maré, tendo-se dirigido, de imediato, para o miradouro de Cacela.

Neste miradouro estavam três Vigilantes da Natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em duas viaturas todo-o-terreno, que informaram que os golfinhos se encontravam dentro de água na Ria Formosa, entre a Manta Rota e Cacela, com fortes sinais de sofrimento.

Todos os elementos se dirigiram para a língua de areia do lado de Manta Rota, tendo os elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) tentado resgatar os golfinhos encaminhando-os para o mar. Nesta ação estiveram também empenhados dois militares da Marinha, do projeto "SeaWatch", que faziam patrulha nas praias.

Segundo os elementos do ICNF, os dois golfinhos seriam mãe e cria, da espécie de golfinho comum, encontrando-se com uma bolha no dorso motivada pela insolação, devido à pouca água que a Ria tinha.

A operação foi bem sucedida, tendo terminado pelas 18h45.

 

Por: FIRESHELTER52