Os concelhos de Alcoutim, no distrito de Faro, e Gavião, em Portalegre, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio 29 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Leiria, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Bragança, Vila Real e Guarda.

Em risco elevado de incêndio estão mais de 60 outros concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Leiria, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Vila Real, Bragança, Guarda e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o "elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, sendo por nuvens altas na região Sul, e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Mondego até ao início da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, tornando-se moderado a forte no litoral oeste das regiões Centro e Sul e nas terras altas a partir do final da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 09 graus Celsius (em Braga) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Guarda, Viana do Castelo e Porto) e os 31 (em Faro).

 

Por: Lusa