O evento propõe discursões sobre os desafios atuais no setor energético com a participação de representantes dos três países, nos dias 30 e 31

As novas tendências energéticas como a sustentabilidade, transição para renováveis e eficiência energética são alguns dos principais temas a serem debatidos na Conferência Ibero-brasileira de Energia (CONIBEN 2019), sediada em Lisboa no mês de maio. O evento será ponto de encontro de profissionais do setor energético, grandes empresas da área, decisores políticos, pesquisadores e investidores de Portugal, Brasil e Espanha.

A CONIBEN também será um momento importante para debater a recente divulgação feita pelo gabinete estatístico europeu, sobre os países que mais gastam com energia elétrica. Os portugueses pagaram no segundo semestre de 2018, 28,2 PPC por 100 kWh de eletricidade, o valor mais alto da UE.

Entre os nomes confirmados para a CONIBEN 2019 estão o ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, o ministro do Ambiente e da Transição energética de Portugal , João Pedro Matos Fernandes, e a ministra para la Transición Ecológica de Espanha, Teresa Ribera Rodríguez.

Nas rodas de debates participam os secretários de Estado de Energia dos três países: o português João Galamba, José Domínguez Abascal da Espanha e Reive Barros dos Santos do Brasil. Os acadêmicos especialistas do setor energético de diversas Universidades portuguesas, espanholas e brasileiras terão, em quase todos os painéis de debates, o papel de moderadores.

CEO’s e representantes de gigantes da energia também dos três países como EDP (PT), Galp Energia(PT), Koblitz Energia (BR), ADENE (PT), Endesa (PT), Viesgo Generación (ESP), REE (ESP), Enel (PT), Repsol (ESP), REN (PT), Helexia (PT), RV&LC Advogados (PT), Cemig (BR), Newes (PT), ENERCLUB (ESP) e Eletrobras (BR), entre outros, estarão presentes.

Afim de cruzar as diversas competências dos stakeholders presentes, a CONIBEN, de acordo com o realizador da Conferência Paulo Menezes, terá um formato interativo, com painéis, talk shows, e-posters, exposição de projetos, produtos e serviços relacionados ao segmento da energia.

Menezes, que conta com mais de 20 anos de experiência no gerenciamento de missões internacionais de negócios, explica a escolha de Portugal como sede da CONIBEN. “Portugal tem uma localização estratégica, além de grande perspetiva de crescimento no setor energético, sobretudo relacionada à transição, segurança energética e sustentabilidade ambiental”, explica o realizador do evento.  

A programação do evento abrange, além do tema central “Sustentabilidade e Transição Energética: novos rumos do setor da energia”, tópicos muito distintos das (sub)áreas do setor energético, com foco, principalmente, em questões técnicas, regulatórias, ambientais, jurídicas, políticas, sociais, econômicas e tecnológicas.

Inscrições

As inscrições para a Conferência Ibero-brasileira de Energia (CONIBEN 2019) destinam-se a todos os profissionais do setor energético, além de acadêmicos e estudantes, e estarão abertas até o primeiro dia do evento (30/05) pelo site www.coniben2019.com.

 

Por: Aline Galvão