GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Pousado (fig. brasão) terá origem toponímica.

No Armorial Lusitano (1961) consta Pedro Soares de Pousada Alvim, assim chamado por ter vivido na Quinta de Pousada em Celorico de Basto. Casou por volta de 1225 com Maria Esteves (filha de Estêvão Malho da Lavandeira e de Maria Lourenço da Cunha) e era filho de Soeiro Reimondo de Riba de Vizela, neto de Reimon Pais de Vila de Vizela, bisneto de Paio Peres de Guimarães, trineto de Pero Fromarigues de Guimarães e penta neto de Fromarigo Guterres e de Elvira Gulfara, Alcaides de Guimarães e de Coimbra (1131).

D. Pedro Conde de Barcelos (1344) indica Godinho de Pousada de Tamal casado em cerca de 1225 com Sancha Peres, filha legitimada de Pedro Soares Escaldado.

As Atas de Vereação de Loulé referem Joham Pousado, almotacé (fiscal de pesos e medidas) durante o mês de Abril de 1385, mas desconhece-se a sua genealogia mais remota.

Álvaro Pousado, porteiro e procurador do Concelho (1468), poderia ser descendente do anterior Joham e provavelmente irmão do escudeiro Lourenço Pousado referido no mesmo ano.

Vasco Pousado, escudeiro e lagareiro (1487), poderia ser filho do anterior Lourenço considerando o mesmo título de escudeiro; são também referidos no mesmo ano Estevam Pousado, Fernam Pousado e o “moedor e caretador” (que mói e acarreta) Joham Vaz Pousado, possível filho de anterior Vasco, pelo patronímico…

Vasco Pousado (1492-1495), homem-bom e morador na “Vila, poderá ser o mesmo Vasco referido anteriormente; Estevam Vaz Pousado “codrilheiro da rua Fernam Fogaça e de Diogo Martins e até Rui Pinto Cremente Estevez e Rui Pinto” poderá ser filho ainda do mesmo Vasco, pelo patronímio; e Joham Pousado “codrilheiro da rua de Sam Sebastiam” poderá ser o pai do homónimo seguinte...

Joham Pousado, de 25 anos, inscreve-se em 1525 como besteiro.

Nos registos paroquiais encontra-se João Dias Pousado e Branca Madeira que terão casado antes de 1560. João faleceu em 1581 “de peste e está enterrado de fronte da porta de S.ta Ana”, igreja de Loulé…