A Serra de Monchique foi escolhida como um dos ícones regionais, de interesse nacional, na categoria «Serras e Montanhas» do «Prémio Cinco Estrelas Regiões».

Este prémio é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos (incluindo regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as 5 principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores.

Através de um inquérito nacional, com nomeações diretas pela população, foram identificados os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias|vilas e cidades, gastronomia  e produtos naturais e típicos do nosso país.

Através de uma votação nacional os portuguesas identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis.

Visitar a serra de Monchique, é visitar uma zona serrana com uma grande diversidade vegetal e clima suave, carinhosamente apelidado de "Jardim do Algarve". Dotada de elevada qualidade ambiental, a frescura da serra apresenta-se como um contraponto ao caloroso litoral algarvio e Baixo Alentejo. Subir a Serra até à Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, de onde se avista uma grande extensão de paisagem desde o Cabo de São Vicente até à Serra da Arrábida releva-se um ponto imperdível.

Existem lugares na terra que nos prendem. E Monchique é um deles.

 

Por: CM Monchique