O grupo norte-americano Discovery Land Company está a negociar a compra da Costa Terra, um megaprojeto turístico que a família Queiroz Pereira detém em Melides, no concelho de Grândola (Alentejo), através da holding Semapa.

Dedicados à gestão de resorts de luxo, os americanos querem avançar com o projeto que nunca saiu do papel, e que inclui a construção de hotéis, aldeamentos turísticos e moradias, num investimento superior a 500 milhões de euros.

A empresa norte-americana tem mantido contacto com seis bancos aos quais foram dadas parcelas de terrenos como garantias, nomeadamente o Novo Banco, BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Caixa de Crédito Agrícola e Montepio, e conta com a assessoria financeira do Goldman Sachs. Segundo as informações do Jornal de Negócios, que avança com a notícia, o grupo já terá mesmo contactado construtoras para retomar os trabalhos de infraestruturação do empreendimento.

projeto Costa Terra foi comprado em 2008 por Pedro Queiroz Pereira ao investidor suíço Andreas Reinhart e ocupa uma área de 200 hectares. A versão inicial do projeto, que nunca chegou a avançar, inclui a construção de três hotéis, quatro aldeamentos turísticos, 204 moradias e um campo de golfe, num investimento estimado de 510 milhões de euros.

 

Por: Idealista