Decorreu de 3 a 5 de maio a XI Grande Mostra de Vinhos de Portugal, em Albufeira, cuja receita destina-se a apoiar Moçambique.

Na inauguração participaram, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, o Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira, Carlos Oliveira e o Diretor Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, José Graça.

Participaram 120 produtores portugueses, com 900 marcas de vinhos, naquela que é considerada a terceira maior mostra de vinhos em Portugal.

Mais de 20 produtores algarvios estão representados nesta mostra que reúne os principais produtores de destaque a nível nacional. Estão três produtores de Albufeira representados: Adega do Cantor (propriedade de Sir Cliff Richard), a Quinta do Canhoto (produtor do vinho Esquerdino) e Quinta da Malaca (produtor do vinho Malaca).

“O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira realçou a importância deste certame para o Concelho e para o Algarve, reconhecendo a utilidade da iniciativa no desenvolvimento do Turismo e da Gastronomia Algarvia. José Carlos Rolo, referiu ainda que o Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) começa a ser pequeno para acolher tantos produtores que querem participar nesta mostra, destacando ainda, que há produtores que estão presentes desde a primeira edição.

“Esta é reconhecida como a maior mostra de vinhos a sul do Tejo e para os produtores representa uma oportunidade para dar a conhecer os seus vinhos. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal, temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico”, explica Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira.

José Graça, em representação do Ministério da Agricultura, realçou a alteração ocorrida na viticultura Algarvia nos últimos 15 a 20 anos referindo que apesar de sermos uma pequena região vitivinícola à escala Nacional, o Algarve, afirmou-se pela qualidade e por isso está presente e tem sido reconhecida essa qualidade em muitos concursos de vinhos nacionais e internacionais pelo número de medalhas conquistadas. O vinho algarvio tem sido um elemento importante também na afirmação da gastronomia algarvia e podemos hoje degusta-lo nos melhores restaurantes e hotéis do algarve.

Este ano o certame apoia a causa de Moçambique. Na sequência de um ciclone mais de 600 pessoas perderam a vida e muitos milhares necessitam ainda de ajuda humanitária. Vai ser angariado 1€ por cada copo vendido para as provas de vinho, bem como na compra de frango da Guia, à venda na zona de restauração. O valor total angariado será entregue a uma organização humanitária ainda a designar.

 

Por: ND