O professor Vítor Manuel Domingues Gonçalves, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas em São Brás de Alportel, integra a lista dos 10 finalistas do «Global Teacher Prize Portugal».

O anúncio dos 10 finalistas foi realizado no final do mês de abril e o vencedor será conhecido amanhã, 6 de maio numa iniciativa a realizar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com a apresentação do humorista Ricardo Araújo Pereira. O vencedor irá receber 30 mil euros e fica ainda nomeado para o concurso mundial do Global Teacher Prize.

Vítor Gonçalves, leciona Tecnologia de Informação e Comunicação -com Projetos inovadores na área de Ciência, Tecnologia e Robótica também com aplicação desses projetos nas Bibliotecas: criação de uma estação de prevenção de incêndios, Criação de um dispositivo que permite transformar um corpo humano em dados binários e ajudar o processo de desenvolvimento de próteses. Para promover as bibliotecas escolares, utilizam "Transmedia Storytelling", através da qual os alunos criam artefactos tecnológicos que vão integrar narrativas a ser apresentadas à restante comunidade educativa, numa atividade imersiva. Assim, promovem a literacia da leitura, dos média, e da informação. Este projeto é de natureza vertical e contam com os alunos do ensino secundário, primeiro ciclo e encarregados de educação que ajudam a contar histórias, a criar os cenários e integram o elenco das histórias.

O Concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade (regular ou outros). 


O Global Teacher Prize Portugal foi criado também para partilhar saberes e trazer o assunto “Educação” para a ordem do dia, sensibilizando e responsabilizando toda a comunidade para a importância do contributo de cada um para criar novas respostas aos desafios que se apresentam.

Veja aqui o video