«… para não deixarmos esquecer o que é um valor fundamental do Poder Local e a importância de vivermos em Democracia», referiu o José Carlos Rolo, presidente do Município, a propósito dos três dias de comemorações do 25 de Abril. Albufeira celebrou a histórica data da Revolução dos Cravos em grande.

Um dos destaques foi a tarde dedicada essencialmente à juventude, no dia 25 e, no dia 26, a tertúlia com Margarida Tengarrinha. 

Em Albufeira, as comemorações dos 45 anos da Revolução de Abril conheceram o seu epílogo apenas na tarde do dia 26, e em grande emoção. A conhecida algarvia que se destacou na luta contra o regime ditatorial, Margarida Tengarrinha, fez sobrelotar o Arquivo Histórico de Albufeira, ao qual acorreram cerca de uma centena de espectadores para participarem da tertúlia “Que Ditadura foi essa que a Revolução do 25 de Abril derrubou?”.

De resto, as comemorações arrancaram logo no dia 24 com uma “Caminhada ao Luar”, a partir dos Paços do Concelho. Nessa noite, no palco do Auditório Municipal, as “Moçoilas” fizeram desfilar as tradições e sonhos de um povo, através das suas canções de matriz popular. Nessa noite, a todos foram oferecidos cravos. Mas a grande distribuição de cravos foi mesmo no Dia da Liberdade, quer logo pela manhã nos Paços do Concelho, quer nas freguesias, aquando do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e respectivo hastear das bandeiras. Para marcar o simbolismo da época, houve uma largada de pombos, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

O início da tarde ficou marcado pelo ”IV Duatlo 25 de Abril”, o qual integrou o Campeonato Regional da modalidade, enquanto que a juventude fez do Jardim de Vale Faro um autêntico palco gigante de animação, onde não faltou o piquenique coletivo, o concerto “Tributo a Zeca Afonso e outros músicos da Revolução”, com Luís Galrito e Artur Correia. O programa da tarde foi organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio da Câmara Municipal, e incluiu também um recital de poemas alusivos à Revolução, pinturas faciais, insufláveis, trampolins, jogos tradicionais, kids bootcmap, kids manicure e modelação de balões. Enquanto isso e quase ao final da tarde, a sede da ASCRATIA, em Ferreiras, reuniu os seus sócios e convidou todos os seniores para a sua “Tarde Dançante”.

“Não pode haver nem ideias nem evolução sem a liberdade e é isso que nós fazemos todos os anos em Albufeira. Foram dias de festa com música, cravos, alegria, mas também alguma reflexão, não só para celebrar, mas também para não deixarmos esquecer o que é um valor fundamental do Poder Local e a importância de vivermos em Democracia”, referiu o presidente do Município, José Carlos Rolo, a propósito das comemorações deste ano.

 

Por: CM Albufeira