Por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

É uma doença na qual o nosso sistema imunitário reage contra o próprio intestino delgado perante a ingestão de glúten, sendo por isso uma doença autoimune, que só surge em indivíduos predispostos geneticamente. Esta sensibilidade permanente ao glúten, provoca atrofia das vilosidades intestinais (lesões), causando uma incapacidade de absorção dos nutrientes dos alimentos.

O glúten é uma mistura de proteínas presente em alguns cereais como: trigo, centeio, aveia, cevada, kamut, triticum e espelta, é extremamente importante para promover a elasticidade, resistência da massa e crescimento dos bolos e pães.

Os sintomas típicos desta doença são: distensão e dor abdominal, falta de apetite, diarreia, flatulência, perda de peso e alterações de comportamento (apatia, irritabilidade…), contudo, depende de: idade de início da doença, extensão da lesão intestinal, sensibilidade ao glúten e quantidade de glúten ingerido.

O diagnóstico é feito através da análise das fezes, análise sanguínea e biópsia.

O tratamento passa pela possível inclusão de suplementos vitamínicos e a exclusão permanente de alimentos com glúten, tornando-se um verdadeiro desafio a leitura dos rótulos de modo a evitar a ingestão acidental de glúten.

É possível que alimentos com glúten possam transferi-lo para alimentos sem glúten - contaminação cruzada, quer por adição direta ou pelo simples contato indireto.

Alimentos com glúten: Farinhas de cereais com glúten, pão, bolos, pastéis, biscoitos, bolachas, massas, pizza, lasanha, empadas, rissóis e bebidas (ex. vodka, whisky, cerveja).

Alimentos como enchidos e produtos de charcutaria, queijos fundidos, patés, conservas de carne ou peixe, chocolates, café solúvel e aperitivos podem conter glúten.

Alimentos sem glúten são: Leite e iogurtes, carne e peixe, ovos, hortícolas, tubérculos, leguminosas, fruta, arroz, milho, araruta, trigo sarraceno, quinoa, teff e millet, açúcar e mel puro, vinho, frutos secos e azeitonas, chá e café e cacau puro.

Esteja atento…