XI Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel aposta na tradição e na Dieta Mediterrânica.

Começou a 10 de abril e termina no próximo dia 22, a 11.ª edição da Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão”. Uma iniciativa do município de São Brás de Alportel que conta com a participação de cinco restaurantes do município que apresentam menus baseados na utilização de produtos regionais da época elaborados respeitando as tradições locais e a Dieta Mediterrânica.

Esta iniciativa conta com a participação dos restaurantes: Adega Nunes,  “4 à Mesa”, O Marquês, Rui’s Steakhouse e Sabores do Campo que apresentaram entre outros, as seguintes opções; Jantar de grão com hortelã e coelho frito com alhinhos, na Adega Nunes, ; folhado de carne com queijo, espargos envoltos em presunto com vegetais e mel no Restaurante 4 à Mesa;  ensopado de borrego e cogumelos salteados com ervas aromáticas, no Restaurante O Marquês; queijo de cabra com carpaccio de morango e mel de alfarroba e carré de borrego com crosta de pão e ervas e tarte de alfarroba frutos vermelhos, no Restaurante Rui’s Steakhouse; e Dom Rodrigo de queijo de cabra e javali no forno aromatizado com tomilho e mel, no Restaurante Sabores do Campo

Ontem dia 17, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, promoveu um almoço dirigida à imprensa, para dar a conhecer o impacto desta quinzena gastronómica.

Estiveram presentes o Presidente da autarquia, Vítor Guerreiro, a Vice-presidente Marlene Guerreiro, o Vereador Acácio Martins, bem como, Nídia Amaro, Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, Otília Eusébio, em representação da Associação Terras e Gentes da Dieta Mediterrânica, Gilmar Brito em representação da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), João Mendes da empresa Sons da Fortuna, parceira em eventos e espetáculos, entre outros.
 

A importância da presença da diretora do agrupamento escolar, Nídia Amaro, tem a ver com o trabalho desenvolvido na Escola há vários anos, onde a aposta na formação dos jovens na área da restauração e gastronomia, através do Projeto Academia de Sabores, tem contribuído decisivamente, para que muitos optassem por essas carreiras em termos profissionais.

Otília Eusébio é uma parceira desde as primeiras edições da Quinzena Gastronómica e é a responsável pela implantação do conceito Slow Food no Algarve.

Gilmar Brito, um são-brasense, engenheiro bioquímico, que trabalha na área da cortiça, selecionando as melhores rolhas nacionais produzidas em São Brás de Alportel, para muitos vinhos e champanhes de renome internacional. Colabora com a CVA, na apresentação de vinhos do Algarve no País e no estrangeiro e tem sido também, um dos promotores/dinamizadores da casta algarvia Negra Mole, para além de ser um dos provadores oficiais de vinhos em muitos concursos nacionais e internacionais.

Para o presidente Vítor Guerreiro, esta quinzena Gastronómica é uma forma de contribuir na afirmação da Gastronomia Regional e da Dieta Mediterrânica em particular. São de Brás de Alportel, apresenta uma riquíssima Gastronomia e Doçaria Regional, baseada nos frutos tradicionais como a amêndoa, o figo e alfarroba. Esta quinzena gastronómica, coincide sempre com a Páscoa, que é um momento em que o Algarve é visitado por muitos turistas, quer nacionais quer estrangeiros, que aproveitam este evento para conhecer melhor o nosso concelho e provar as delícias gastronómicas dos diferentes restaurantes e doçarias.

Esta iniciativa coincide ainda, com a principal Festa Religiosa do Concelho, a Procissão das Tochas Floridas, que se realiza na manhã do Domingo de Páscoa, seguindo-se a tarde cultural com espetáculos, o concurso das Tochas e os jogos Florais. Esta Festa atrai muitos são-brasenses que vivem em diferentes pontos do País e também no estrangeiro, bem como, muitos turistas que nos visitam e participam nesta Festa Religiosa, tirando também partido da Quinzena Gastronómica.

Tudo isto contribui, para a afirmação de São Brás de Alportel quer pela gastronomia e doçaria, quer pelos percursos pedestres e de bicicleta, contemplando assim as nossas belíssimas paisagens, quer pelas visitas religiosas e a Monumentos e ainda a Calçadinha Romana no Centro Histórico.

As diferentes associações, a população em geral, com a apoio da autarquia, realizam muitas atividades culturais, recreativas e desportivas ao longo do ano, com destaque para já no próximo  dia 25 de maio, onde vamos ter o evento bianual, Recriação Histórica, apoiado pelo Programa 365 Algarve, o Dia do Concelho a 1 de junho, a Noite Prata que se realizará a 15 de junho, a Feira da Serra, durante quatro dias, sempre no  último fim de semana de julho,  temos ainda  o Calçadas, no centro histórico, no dia 14 de agosto, ente muitos outros.

A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” é uma iniciativa de promoção turística organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração dos restaurantes locais e tem como principal objetivo a dinamização da economia local e a divulgação e valorização da gastronomia típica do Algarve.

 

Por: Nathalie Dias