A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa celebra no próximo dia 23 de Abril o seu 18º aniversário. No mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Livro, e para assinalar a efeméride, destaca-se o encontro com o escritor Sandro William Junqueira, às 10:00 e às 14:00, para escolas de 1º ciclo do concelho e às 18h00 para famílias.

O autor do livro "As Palavras Que Fugiram do Dicionário" é o grande vencedor do Prémio Autores 2019 da Sociedade Portuguesa de Autores na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil.

Às 21h30, “INTENTO Trio” presenteia-nos com um concerto literário, pelo agrupamento de música jazz fusão, composto por Fernando Pessanha, pianista e compositor, Pedro Reis, viola baixo e contrabaixo elétricos e João Guedes na bateria. “IN TENTO Trio” é um projeto musical algarvio, e apresenta sonoridades aparentemente distantes, mas que se fundem fluentemente em formas suaves e atraentes.

Ao longo destes 18 anos de atividade no edifício inaugurado em 2001, a BMF tem desenvolvido uma importante ação na promoção do livro e da leitura no nosso concelho, destacando –se o trabalho dinamizado pelo Serviço Educativo que abrange todos os níveis de ensino, com maior incidência no pré-escolar e 1º ciclo, assim como Serviço de Extensão Cultural que promove a aproximação da comunidade à Biblioteca através de um conjunto de ações e projetos dirigidos a diferentes públicos alvo.

Constituindo-se como um dos espaços culturais do concelho, a Biblioteca Municipal de Faro é já centenária, tendo a sua história oficial começado numa pequena sala dos Paços do Concelho, em 1902, com 2000 volumes recolhidos de donativos de particulares.

 

Por: CM Faro