Desde o dia 1 de abril e a decorrer às 2ªs feiras de manhã, o Hospital Particular do Algarve – Gambelas em Faro inaugurou a Consulta Especializada de Cefaleias.

O Dr. Leandro Valdemar, neurologista e neurofisiologista responsável por esta consulta, salienta: esta será a primeira consulta do género em toda a região do Algarve, cujo objetivo é diagnosticar de forma mais direcionada e personalizada os doentes com esta patologia neurológica, considerada a mais frequente de todas e, fornecer também novos tratamentos diferenciados a esta população de pacientes.
 
Cefaleias é o nome técnico para designar dores de cabeça. A Cefaleia é uma dor ou desconforto na região da cabeça incluindo face, com uma grande variabilidade quanto às suas caraterísticas: localização, tipo de dor, intensidade, frequência, duração e sintomas associados. Em consequência dessa variabilidade e, de acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleias, é possível categorizar e classificar mais de 300 tipos de cefaleias diferentes.
Segundo o Dr. Leandro Valdemar estima-se que cerca de 15% da população portuguesa possa ter enxaqueca e desta, cerca de 700 mil com enxaqueca grave, tratando-se por isso de uma doença altamente disfuncional e com elevadas repercussões económicas. Aliás, é considerada a 3ª doença mais prevalente e a 7ª mais incapacitante, no mundo.
 
A precisão do diagnóstico das Cefaleias e/ou Enxaquecas é determinante para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, também nesta área, a nova consulta trará novidades; iremos disponibilizar tratamentos mais específicos e direcionados para as cefaleias mais particulares e, nestas podem ser opção o bloqueio de nervo occipital, aplicação de toxina botulínica ou o mais recente tratamento na profilaxia das enxaquecas: o injetável mensal de anticorpo monoclonal humano do recetor CGRP, refere Leandro Valdemar.
 

Por: Grupo HPA