O Município de Alcoutim promove, no próximo dia 18 de abril em Martim Longo, na sede dos Inter-Vivos pelas 18h00 e no dia 19 de abril no salão nobre da Câmara Municipal pelas 19h00, o I Fórum da Juventude.

A iniciativa será presidida pelo Vereador do pelouro da Juventude, Luís Conceição, e visa envolver os jovens de forma ativa nas políticas de juventude do Concelho.

Esta iniciativa “vai permitir aos jovens debaterem e partilharem ideias, de forma informal, das quais vão resultar numa série de atividades a desenvolver com e para os jovens”, refere Luís Conceição.

É dos jovens o futuro e são as novas gerações dos dias de Hoje as construtoras da sociedade que teremos e seremos nos dias de Amanhã. É com este pressuposto que o Município de Alcoutim considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz.

Assim a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou a criação do FÓRUM MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE ALCOUTIM, com o objetivo de incentivar a população jovem Alcouteneja, formal ou informalmente organizada, a participar ativamente neste processo com vista à elaboração e concretização de políticas municipais de juventude, adequadas à realidade e necessidades dos jovens.

E é com este objetivo de escutar os jovens (jovens até aos 30 anos) que se realizam 2 sessões de mesa redonda.

O Presidente da câmara Municipal de Alcoutim refere “É um projeto muito positivo, pois queremos ouvir os jovens, as suas opiniões e as suas ambições para fazer valer os seus direitos”, o autarca sublinhou que a opinião dos jovens “é muito importante para governar melhor”, razão pela qual o município aposta na construção de uma relação estreita com os jovens através do incentivo à participação.

 

Por: CM Alcoutim