A Festa das Tochas Floridas, festa rainha da comunidade são-brasense, regressa no próximo Domingo de Páscoa, a 21 de abril, com os seus tradicionais e originais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a singular Procissão de Aleluia.

À tarde, o Adro da Igreja complementa a Festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado na comunidade são-brasense.

A Festa das Tochas Floridas envolve toda a comunidade e as diferentes gerações, atraindo milhares de turistas nacionais e internacionais que escolhem viver a Páscoa de forma vibrante e única em São Brás de Alportel.

Depois de um longa maratona pela noite fora, em que centenas de voluntários se lançam na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos, o programa inicia pelas 09h30, com abertura das ruas para apreciar as ruas. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato.

Esta é também a hora em que na Igreja Matriz se inicia a eucaristia da Ressureição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.

As varandas estão engalanadas, as colchas ondulam ao vento, pelas ruas sentem-se os aromas da Primavera…

À tarde, a partir das 15h00, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural. Um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos: Fole’Percussion, Grupo Folclórico da Velha Guarda e Claudisabel.

Uma festa ímpar a nível nacional organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição e à semelhança do que aconteceu em 2018, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Fisio S. Brás e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento. Uma iniciativa integrada no projeto “São Brás Acessível para todos” que se repete em 2019.

 

Por: CM de São Brás de Alportel