João Ramos/Victor Jesus (Autos), João Lourenço (Motos), Roberto Borrego (Quads) e Pedro Santinho Mendes são os vencedores da edição de 2019

Debaixo de um agradável clima que banhou o interior do Sotavento algarvio teve lugar o segundo último dia de prova da Baja de Loulé 2019, composto por dois Sectores Selectivos (SS), disputados alternadamente entre Autos e Motos/Quads/SSV.

As motos cumpriram em primeiro lugar o segundo sector selectivo e desde logo o líder da prova, João Lourenço, mostrou não estar numa toada de calma e controle, acabando por ser o mais rápido só perdendo nove segundos para a concorrência mais direta no segundo controle de passagem, mas sendo o mais rápido em todos os outros pontos de cronometragem. O piloto acabou por vencer com 5 minutos e 58 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Salvador Vargas(KTM), que viria a ser o melhor entre os concorrentes da categoria Júnior. De referir que a vitória de João Lourenço, que tripulou uma Beta com motor a 2 tempos, foi o regresso aos triunfos de um piloto da região nesta prova, algo que não acontecia desde 2010, quando Ruben Faria foi o vencedor.

Ressalva-se também ainda Daniel Jordão que conseguiu assegurar o lugar mais baixo do podio na sua Yamaha, tendo ainda vencido a classe TT2. Na posição seguinte terminou Bernardo Megre (Husqvarna), que venceu entre os concorrentes da classe TT1. Nota ainda para os triunfos de Armindo Neves (SWM)entre os Veteranos e Vítor Lopes (KTM) na Promoção. Uma palavra final para os concorrentes da categoria Hobby, pilotos que não dispõem de licença desportiva, cujo mais rápido foi Sérgio Carapinha (Yamaha).

Apesar de só terem concorrido três máquinas, a luta pela vitória foi bastante intensa nos quads, com Roberto Borrego a recuperar progressivamente o atraso que tinha para Luís Engeitado no final do dia de sábado, para acabar a prova na primeira posição, conquistada nos últimos quarenta quilómetros de prova!

Entre os populares SSV a luta também esteve ao rubro, com o volte face a dar-se nos últimos quilómetros da corrida quando a dupla brasileira Cristiano Batista/Fábio Zeller perdeu muito tempo e caiu para o 9º lugar, com Pedro Santinho Mendes a herdar assim o primeiro posto e a consagrar-se como vencedor da prova. Seguiu-se-lhe no pódio Nuno Fontes/José Sá Pires e João Dias/Emanuel Alves, todos em Can-Am. O melhor classificado na categoria TT2 foi o Yamaha de André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes.

Por fim, entre os espetaculares Autos que compõem o parque do TT nacional, houve luta cerrada até ao fim, com o primeiro sector seletivo da manhã a ser liderado por Alexandre Ré/Hugo Magalhaes (VW), que assim aumentaram a liderança conseguida na véspera. Contudo, João Ramos/Victor Jesus (Toyota) puseram todo o potencial do seu carro em ação no último sector seletivo, acabando por vencer a prova com mais de um minuto de vantagem. O terceiro classificado foi o Ford de Pedro Dias da Silva/José Janela, já a dezassete minutos dos vencedores. Os mais rápidos nas categorias T2 e T8 foram, respectivamente, Georgino Pedroso/Carlos Silva (Isuzu) e João Rato/Pedro Colaço (Land Rover) e a vitória entre os concorrentes da Taça de Portugal de TT pertenceu a José Maia/Sérgio Cruz (Nissan).

A Baja de Loulé foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio dos municípios de Loulé, Alcoutim, Tavira e S. Brás de Alportel e da Junta de Freguesia de Almancil e o patrocínio dos Vinhos do Algarve.

 

Por: Media CAAL