Já arrancou a Festa do Basquetebol Juvenil Albufeira 2019. No final da tarde de quinta-feira, as seleções regionais de Norte a Sul do país juntaram-se no Largo dos Paços do Concelho para dar início a mais uma edição do evento.

O Blitz voltou a surpreender com uma descida em slide pelo edifício da Câmara Municipal e acompanhou o desfile das 18 comitivas até ao largo Eng.º Duarte Pacheco. Os internacionais algarvios Tomás Barrosos, João Guerreiro e Stefan Djukic surpreenderam os jovens atletas durante a cerimónia de boas-vindas, que contou com as intervenções oficiais e os juramentos de ética desportiva. Até à próxima terça-feira, os seis pavilhões de Albufeira acolhem perto de 200 jogos.

O Largo dos Paços do Concelho de Albufeira encheu-se de cor no final da tarde da passada quinta-feira, 11 de abril, com a chegada das 18 associações regionais de basquetebol juvenil, que estão a competir em seis pavilhões até à próxima terça-feira.

O Blitz, a mascote do evento, voltou a surpreender com uma entrada triunfante. O lince ibérico desceu em slide o edifício da Câmara Municipal de Albufeira para animar os cerca de mil atletas, acompanhados por treinadores, técnicos, dirigentes, juízes e familiares.

As comitivas desfilaram até ao Pau da Bandeira, passando pela Praça dos Pescadores, Cais Herculano em direção ao Largo Eng.º Duarte Pacheco, onde começou a verdadeira festa.

Os internacionais portugueses com raízes algarvias, Tomás Barroso, João Guerreiro e Stefan Djukic surpreenderam os jovens ao aparecerem em palco para lhes dirigirem umas palavras. “O mais importante é que se divirtam, trabalhem, ajudem os vossos companheiros, tirem todas as experiências e valores que esta modalidade tem e que a torna tão ímpar. Tenham uma grande semana, aproveitem aquela que é a melhor cidade do país”, aconselhou Tomás Barroso, jogador natural de Albufeira que integra a Seleção Nacional de Basquetebol. “Divirtam-se muito a jogar, façam novas amizades, ganhem muitos jogos e aproveitem a vossa juventude”, completou Stefan Djukic, jogador da equipa sénior do Imortal, que reside em Faro.

José Lima, Coordenador Nacional da Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) entregou o cartão branco ao Blitz e salientou que “esta é uma festa de fair-play, de valores, de ética desportiva. Cabe-vos, a vós jogadores, no campo e aos vossos pais nas bancadas promover os valores no desporto. Espero que este cartão branco que os juízes mostram quando há um gesto positivo no jogo, seja mostrado muitas vezes nesta festa”.

A Festa do Basquetebol Juvenil conta sempre com um momento dedicado aos juramentos de ética, que este ano foram realizados por Jorge Rodrigues, atleta da Associação de Basquetebol do Porto, Helena Albuquerque, mãe de um jogador da Associação de Basquetebol de Aveiro, e do árbitro Pedro Teixeira.

Durante os discursos oficiais, José Carlos Rolo deu as boas-vindas “à cidade do basquetebol” e referiu que esta é uma “Festa da juventude, do desporto, da família e de reencontros”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira relembrou que “é preciso saber ganhar e também perder, porque o que importa é o convívio, o desporto e os valores”. O autarca desejou a todos uma boa estadia em Albufeira, “uma cidade que está sempre de braços abertos para receber”.

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol destacou que “a Festa é o evento de maior dimensão e mais gratificante que o basquetebol português leva a cabo”. Manuel Fernandes agradeceu “o apoio inestimável da Câmara Municipal de Albufeira” e saudou associações, clubes, treinadores, juízes, oficiais de mesa, árbitros, jogadores, adeptos e pais dos atletas. “Peço aos jogadores e às jogadoras que mantenham a tradição, este clima único, esta atmosfera sã, de alegria, de entusiasmo e de partilha. Joguem com paixão, espírito de equipa, fair-play e divirtam-se!”, incentivou.

A cerimónia terminou com as intervenções do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, e do diretor regional do IPDJ, que destacou “a amizade, alegria e divertimento que fazem parte integrante da Festa. Custódio Moreno afirmou que “ Albufeira assume-se como a capital do basquetebol, porque muito do que acontece na região na modalidade realiza-se em Albufeira. Algarve não é só sol, praia e turismo, é também desporto e formação”.

Recorde-se que os jogos, de entrada livre (limitada à lotação dos pavilhões), decorrem entre os dias 12 e 16 de abril no Pavilhão Municipal de Albufeira, Pavilhão Desportivo da EBSA, Pavilhão Desportivo da ESA, Pavilhão Francisco Neves, Pavilhão da EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão de Olhos de Água.

As Finais estão marcadas para a manhã do dia 16 de abril, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, pelas 12h00.

Pelo quarto ano consecutivo, o programa da Festa do Basquetebol inclui um momento bastante aguardado pelos atletas, os Jogos All-Star. No sábado, pelas 16h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira acolhe alguns dos mais conceituados jogadores nacionais da modalidade, que irão demonstrar o seu talento e conviver com os jovens participantes na festa. O Jogo All-Star masculino será transmitido em direto pela RTP2.

No domingo, dia 14, pelas 14h40, uma equipa constituída por membros da organização e alguns convidados ligados à modalidade vão defrontar algumas das figuras públicas conhecidas de todos nós. Marta Atalaya, Diogo Beja, António Raminhos, DJ Kamala, Diogo Reis, Joana Alvarenga, Pedro Rodil, Mário Carneiro, Vasco Correia e Sabri Lucas irão demonstrar os seus dotes basquetebolísticos numa animada partida, que terá lugar no Pavilhão Desportivo de Albufeira. 

Os jogos podem ser vistos em qualquer ponto do mundo em live streaming através do site www.fpbtv.pt. No exterior do Pavilhão Desportivo de Albufeira está uma Fun Zone com um ecrã gigante, que transmite os jogos que estão a decorrer nos vários pavilhões.

Por: CM Albufeira