A vila de Castro Marim irá acolher, nos dias 12 e 13 deste mês, a Jornada da Juventude católica algarvia com o seu bispo, D. Manuel Quintas.

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é promovida pelo Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve em colaboração com a paróquia local e para além do encontro com o prelado, tem como objetivos “dinamizar a pastoral da juventude” e “possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada paróquia, grupo de jovens, movimentos da diocese, no âmbito do Setor Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ)”.

Este ano, a iniciativa, subordinada ao tema “Eis aqui a Serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38), será rigorosamente para jovens com “16 anos completos até ao primeiro dia” do encontro. Os que não cumpram a idade mínima, mas tenham entre 14 e 15 anos “completos até à data do primeiro dia” do encontro participarão nas “Pré-Jornadas”, “uma atividade paralela à JDJ que tem os mesmos objetivos das JDJ, adaptando-os à idade dos participantes”.

Com início às 18h do primeiro dia, a jornada e as “Pré-Jornadas” terão início com a credenciação e montagem do acampamento no castelo de Castro Marim, onde os jovens pernoitarão.

Depois do jantar e de um momento de boas-vindas, os participantes de ambos os encontros seguirão para o local da adoração eucarística que incluirá a administração do sacramento da reconciliação (confissões) destinado “exclusivamente aos jovens e animadores com idade até aos 30 anos”. Num primeiro momento, e enquanto os jovens maiores de 16 anos participarão na adoração eucarística, os de 14 e 15 anos assistirão à projeção de um filme.

No sábado, o dia começará com a oração da manhã, pelas 8h30, à qual se seguirá uma catequese para os mais velhos e um peddy paper para os mais novos. Durante a manhã, participantes da JDJ e das “Pré-Jornadas” realizarão uma atividade de cariz missionário junto da população local, divididos em grupos de cinco elementos, para a qual lhes foi pedido que construíssem uma dezena do terço com uma mensagem mariana.

Depois do almoço, será celebrada a eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e após o encerramento das atividades será desmontado o acampamento.

Na eucaristia estará presente a cruz das Jornadas Diocesanas da Juventude, que tem vindo a peregrinar pelas paróquias que constituem a vigararia de Tavira como forma de preparação para aquela iniciativa, e que ali será entregue à paróquia que acolherá a jornada em 2020.

 

Por: Folha do Domingo