Foi aprovado por unanimidade no Parlamento, esta quinta-feira, dia 11 de abril de 2019, o projeto de lei de «Os Verdes» para proibir sacos de plástico ultraleves e cuvetes de esferovite no comércio de pão, fruta e legumes, em junho de 2020.

As superfícies comerciais ficarão sujeitas a coimas – ainda por definir – se não cumprirem as regras.

Dentro de um ano e meio, supermercados e mercearias terão de oferecer os clientes uma alternativa mais amiga do ambiente. Mas a iniciativa também poderá partir dos consumidores, que podem optar pela reutilização de sacos, por exemplo.

O diploma vai baixar agora à 11.ª comissão parlamentar (Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação) para discussão e eventuais alterações em sede de especialidade.

“Os Verdes” querem o fim “dos sacos de plástico ultraleves - os sacos de plástico com espessura inferior a 15 mícron, disponibilizados como embalagem primária para pão, frutas e legumes a granel” e as “cuvetes - embalagem ou recipiente descartável, geralmente envolvido em plástico ou em poliestireno expandido (esferovite), destinado a agrupar ou acondicionar pão, frutas e legumes”.

Cada ano, mais de oito milhões de toneladas de plástico, a nível mundial, acabam no mar, contaminando o habitat de milhares de espécies e acabando com a vida de muitas delas. E isto está a ter efeitos na saúde do Planeta e provocando alterações climáticas, têm vindo a denunciar internacionalmente muitas entidades ecologistas.

 

Por: Idealista