A Biblioteca Municipal de Aljustrel vai celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, que se comemora a 23 de abril, com diversas iniciativas, destinadas a promover os livros e a leitura.

Para incentivar hábitos de leitura na população e sensibilizar os leitores para a importância e a utilidade dos livros, a Biblioteca Municipal irá promover, logo a partir do dia 22 de abril, um atelier de costura criativa, durante o qual a professora e artesã, Ana Espada, irá ensinar o público a produzir capas de livro em tecido.

No próprio dia 23, data simbólica na literatura mundial, em que vários escritores, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega morreram, realizar-se-á, às 8h45, com repetição às 10h45, o quizz “A Vida Mágica da Sementinha”, de Alves Redol e uma caça ao tesouro, com base no livro “Os Piratas”, de Manuel António Pina. Estas atividades destinam-se aos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e irão prolongar-se até ao dia 9 de maio, a fim de abranger todas as turmas.

Às 16 horas, o Parque da Vila será o local escolhido para um piquenique literário, aberto à comunidade, com lanche partilhado, por entre leituras em voz alta, música e recital de poesia.

Neste dia, às 21h00, será ainda proporcionado, na Biblioteca Municipal, um workshop de escrita criativa, subordinado ao tema “Liberdade”, orientado por Teresa Barão e dirigido ao público em geral.

 

Por: CM Aljustrel