A um mês do Festival Literário Internacional de Querença (FLIQ), a Fundação Manuel Viegas Guerreiro lança uma campanha de recolha de livros, com vista à constituição de uma sala de leitura em São Tomé e Príncipe.

“Faz nascer de um livro… uma sala de leitura em África” é o mote da campanha que o FLIQ – Festival Literário Internacional de Querença acaba de lançar, em conjunto com bibliotecas municipais e escolares no Algarve. A campanha intitula-se “Campanha Literária Luís Guerreiro - FLIQ 2019” e homenageia um dos bibliófilos mais destacados no Algarve, Luís Guerreiro.

A entrega de livros – preferencialmente de literatura infanto-juvenil - pode fazer-se, até dia 30 de Junho, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, ou nas bibliotecas escolares e municipais dos concelhos de Loulé, S. Brás de Alportel, Silves e Tavira que, de imediato, aderiram ao desafio. 

Recorde-se que Luís Guerreiro, falecido em 2017, foi colaborador da Câmara Municipal de Loulé na área da Cultura e ex-presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro. Guardador de mais de dois mil títulos, a sua recolha permitiu fixar em 1833 o início da imprensa periódica regional algarvia. É também seu legado o projeto da Hemeroteca Digital, plataforma que pretende alojar todos os periódicos publicados no Algarve, uma iniciativa inicialmente promovida pela Fundação e que se encontra a ser desenvolvida pela Direcção Regional de Cultura do Algarve em parceria com a Universidade do Algarve.

Amante incondicional do livro e da literatura, Luís Guerreiro foi também mentor do FLIQ, um dos seus últimos grandes projetos. A 4.ª edição do evento, que celebra a cultura sem restrições nem fronteiras geográficas ou mentais, decorre este ano a 3, 4 e 5 de Maio, sob o tema “Literatura e Geografia(s)”. A Homenagem a Nuno Júdice e o assinalar dos 30 anos da sessão inaugural dos Estudos Gerais Livres - ensino multidisciplinar, livre e gratuito - do patrono da Fundação de Querença são temas de destaque da edição de 2019.

 

Por: FLIQ