Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tavira, com o apoio da autarquia, promove um conjunto de ações com vista a alertar para esta causa.

No dia 30 de abril, pelas 10h00, na Praça da República, os alunos dos agrupamentos escolares do concelho unem-se para a criação de um laço humano azul. A divulgação desta campanha prevê, também, a realização de programas radiofónicos com o objetivo de alertar para os maus tratos na infância, assim como sensibilizar toda a comunidade para a missão da CPCJ. O edifício dos Paços do Concelho, durante este período, será iluminado de azul como símbolo desta campanha.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se, em 1989, na Virgínia (E.U.A.), quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro, após a morte dos seus netos por espancamento por parte da mãe e do namorado. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

A história de Bonnie W. Finney demonstra como a preocupação de um único cidadão pode despertar a consciência pública contra os maus tratos nas crianças, a necessidade de promover medidas de prevenção e proteção dos direitos infantis.

 

Por: CM Tavira