Passado um mês de um arranque entusiástico do ciclo antecomeço da 5ª edição dos «Encontros do DeVIR», Loulé recebe no próximo sábado, 23 de março, duas iniciativas integradas no programa de 2019 deste evento: um colóquio e um espetáculo de dança em estreia nacional.

Das 15h00 às 18h00,  o auditório da Casa Memória Duarte Pacheco recebe o Colóquio “Denúncia e Humor”. Contará com a presença Lídia Jorge (Portugal), escritora; Marika Bret (França), diretora de recursos humanos do jornal satírico “Charlie Hebdo”; Michel Kichka (Israel/Bélgica) e Vasco Gargalo (Portugal), ambos reconhecidos ilustradores/cartoonistas, membros da Cartooning for Peace.

Não só como conterrânea do Poeta, mas sobretudo como escritora, Lídia Jorge é a voz capaz de contextualizar a obra de António Aleixo, sinalizando o que tem de corrosiva e humorada, cruzando-a com questões políticas e sociais do presente, algumas das quais tem vindo a abordar no seu discurso e na sua própria escrita.

Marika Brett como representante do jornal satírico francês Charlie Hebdo, onde exerce funções de Directora de Recursos Humanos, testemunhará a vida do jornal, antes e depois do atentado de Paris em 2015.

O cartoonista israelita Michel Kichka, é uma voz dissonante, uma visão atípica no contexto israelo-palestiniano. Distinguido com diversos prémios a nível internacional, é como membro da Associação Cartooning for Peace que apresentará a sua obra. Vasco Gargalo é um dos mais destacados Ilustrador e cartoonista do nosso país. Na qualidade de membro do Cartooning for Peace, respondeu a uma encomenda deste festival sendo da sua responsabilidade os desenhos satírico-humorísticos que integram o jornal programa destes encontros. O representante da Cartooning for Peace, apresentará esta associação, que reúne um conjunto de cartoonistas e ilustradores de imprensa internacionais, defensores pacifistas das nossas sociedades, eles defendem o princípio fundamental da liberdade de expressão e ajudam a preservar a saúde das nossas democracias quando elas estão ameaçadas.

Esta iniciativa tem entrada livre.

Já à noite, a partir das 21h30, apresenta-se em estreia nacional, no Cine-Teatro Louletano, mais um espetáculo de dança inserido nesta 5ª edição do Festival “Encontros do DeVIR”, organizado pela DeVIR/CAPa. Trata-se de “Material Men redux”, de Shobana Jeyasingh (Índia/Inglaterra), uma coreografia que explora, de forma dinâmica e comovente, a violência da perda e da criação de novas formas de pertença e integração.

Um dueto virtuoso para dois bailarinos, artistas da diáspora indiana, que escolheram dançar de forma muito diferente. Os contrastes de estilo, entre a dança clássica indiana e o hip-hop, são os pontos de partida para uma exploração dinâmica do ritmo, do lugar e da história partilhada. Este trabalho apresenta uma banda sonora original composta pela australiana Elena Kats-Chernin e sonoplastia de Leafcutter John.

Aclamado pela crítica, o jornal The Guardian diz dele que é “…maravilhosamente intenso… e há uma duplicidade entre clareza e complexidade, contraste e conexão, no seu estado puro.”, enquanto o The Times o refere como “…talentoso, alternando entre a força e a sensibilidade…”.

“Material Men redux” tem a duração prevista de 60 minutos e é aconselhado para maiores de 10 anos de idade, tendo um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

 

Sobre o Festival Internacional encontros do DeVIR

Na sequência das edições anteriores a organização propõe-se prosseguir com a 5ª edição que terá como tema – de(a)nunciar – uma palavra dúbia que, quando decomposta, pode ter diferentes significados e várias leituras, tal como algumas quadras de António Aleixo, poeta repentista desta região, que em 2019 completaria 120 anos. Recordá-lo através do que nos deixou é refletir sobre a nossa identidade, um dos objetivos deste festival internacional.

Nesta 5ª edição serão apresentadas 41 criações, 52 reflexões por  pensadores, investigadores e criadores nacionais e internacionais de diferentes áreas (dança, astronomia, teatro, política, escrita, ilustração, geofísica, cinema, fotografia, artes plásticas, linguística, cartoon) de Samuel Lefeuvre a Erna Ómarsdóttir, do ativista Luaty Beirão ao chairman da UNESCO Suleiman Baraka, de Hillel Kogan em We love arabs, à dupla Sofia Dias/Vítor Roriz, que respondem a uma encomenda de criação, passando por  Hélia Correia, que produziu um texto inédito, e por muitos outros que dão uso à palavra de(a)nunciar.

Iniciativa cofinanciada pelo Programa 365 Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de Lagos, os encontros do DeVIR são organizados pela DeVIR | CAPa, estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes.

 

Por: CML/GAP /RP