Começa hoje, e novamente com a organização e acolhimento do Zoomarine, o 47º Congresso Anual da EAAM – European Association for Aquatic Mammals, a entidade que agrega especialistas de todo o mundo que se dedicam ao estudo, à reabilitação e ao maneio das várias espécies de mamíferos marinhos:

baleias e golfinhos, focas e leões-marinhos, dugongos e dos manatins, lontras e ursos-polares.

Vinte e três anos depois do seu primeiro congresso em Portugal (igualmente no Zoomarine), dezenas de Biólogos Marinhos e Veterinários, Educadores e Treinadores, Curadores e Directores Zoológicos, Investigadores e Gestores, irão passar 03 dias a apresentar e discutir trabalhos nas mais variadas disciplinas do conhecimento, tais como endocrinologia, imagiologia, reabilitação de animais, eco-toxicologia, nutrição, genética, fisiologia, bioacústica, condicionamento operante, et cetera.

Os trabalhos irão decorrer no Centro de Congressos do Salgados Palace Hotel e incluem uma visita técnica ao Zoomarine, onde também decorrerá o Jantar de Encerramento, no dia 07 de Março.

Durante a dita visita, os profissionais do Zoomarine terão oportunidade para, como especialistas em tão distintas áreas (biólogos, veterinários, educadores, treinadores, reabilitadores, et cetera), mostrar muitas das técnicas inovadores, dos espaços de referência, e o elevando nível de husbandry – em suma, oportunidades para mostrar porque razão o Zoomarine é, desde há muito, considerado um dos melhores parques do mundo e porque ganhou tantos prémios nacionais e internacionais.

A lista de participantes é profundamente diversa e aliciante - e o programa científico (https://lineupr.com/47eaam/zoomarine/) ainda o é mais. O Prof. Dr. Paul Nachtigall (Hawaii, nos EUA), o Prof. Dr. José Matos (geneticista e Bastonário da Ordem dos Biólogos) e o especialista em Condicionamento Operante, Miguel Santos, são os três Oradores Convidados.

As inscrições continuam abertas e a garantia é que, sob o lema
“From Pioneers to Nature’s Guardians – De Pioneiros a Guardiões da Natureza”, muito se vai aprender, partilhar e definir para continuar a proteger e incentivar a Investigação e o futuro da Conservação da Natureza. Porque a sobrevivência de várias destas emblemáticas espécies também depende destes nossos esforços colectivos, que tantas vezes tão pouco reconhecidos são.

Sendo assim, e uma vez mais, MUITO BEM-VINDA sejas a Portugal, EAAM!