A decisão de comprar casa é uma das mais importantes que se toma ao longo da vida.

Uma aquisição que nunca vem só, já que é preciso pagar, por exemplo, o Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), que não tem um valor fixo. Chegou ao mercado um simulador que te pode ajudar a fazer contas.  

Lançado pelo Doutor Finanças, empresa de consultoria em finanças pessoais e familiares, este simulador de IMT “permite apurar o valor deste imposto no momento de aquisição de um imóvel”, explica a empresa em comunicado, considerando que o mesmo “pode ser uma grande mais-valia”, já que o IMT é um dos impostos “mais dispendiosos no ato de compra de uma casa”.

“É pago ao Estado sobre as transmissões onerosas do direito de propriedade, ou seja, é um imposto pago quando há: compra e/ou venda de um imóvel (novo ou usado),permuta de imóvel (em que o valor a pagar de IMT é calculado apenas sobre o diferencial dos imóveis permutados) ou quando se realiza uma liquidação antecipada de imóveis de leasing imobiliário (onde apenas é pago IMT referente ao montante em dívida)”, explica a empresa.

Segundo o Doutor Finanças, o IMT a pagar varia consoante o ”valor de aquisição da escritura do imóvel ou o Valor Patrimonial Tributário (VPT), a taxa a aplicar (de 1 a 8%), a sua localização e a sua finalidade, podendo inclusivamente existir casos em que se está isento do pagamento”. 

Para Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, o simulador “pretende ajudar todas as pessoas que se encontram num processo de aquisição de casa recorrendo ou não ao crédito à habitação, podendo perceber antecipadamente o valor que terão de dispensar para o pagamento deste imposto aquando da escritura”.

 

Por: Idealista