«Proposta de investimento em opções binárias pela Google Trader, será uma situação de fraude online?»

Uma associada fez uma simulação no site Google Trader e foi, de imediato, contactada por telefone para fazer um investimento de 250 euros em opções binárias.

Questionou-nos se esta empresa estaria relacionada com a multinacional líder em motores de busca e se seria séria naquilo que anunciava, ou seja, um investimento seguro em opções binárias.

O Google Trader que, entretanto, já desapareceu, nada tinha que ver com o motor de busca Google. Além disso, o investimento em opções binárias é arriscado e propício a fraudes. As opções binárias são uma forma de investimento que aposta na tendência de queda ou de alta de um ativo (uma ação de uma empresa, ouro, petróleo ou uma divisa) num curto período de tempo, por exemplo, 30 segundos ou meia hora. 

Aliás, a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e Mercados (ESMA) proibiu a venda de opções binárias a investidores não-profissionais e, em Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) prepara-se para tornar permanente esta proibição. Portanto, este contacto comercial agressivo é ilegal.

Qualquer proposta de investimento que prometa rendimentos acima do normal, e garantidos, deve ser logo recebida com desconfiança. Sobretudo quando se tratam de investimentos de risco elevado como opções binárias, forex ou criptomoedas. 

No que se refere ao Google Trader, os promotores desta burla tiveram a ousadia de relacionar o seu pretenso “software” de opções binárias à Google para inspirar credibilidade. E enviaram, inclusive, à nossa associada uma prova dessa credibilidade: um link de um site que avalia empresas que propõem investimentos em opções binárias. O site demonstrava que o serviço era de confiança. No entanto, a versão em inglês do mesmo site tinha informação radicalmente diferente, indicando que seria uma fraude.

O contacto comercial agressivo que a associada recebeu, pressionando-a para investir de imediato e para recolher o dinheiro em sua casa, é outro sinal de alerta. É uma tática habitual em todo o tipo de burlas.

Conheça mais sinais de alerta de fraude financeira no site da PROTESTE INVESTE.