No próximo dia 22 de janeiro, Vila do Bispo celebra o Dia do Município e do seu Padroeiro, São Vicente.

Uma data especial, para o concelho e para os seus munícipes, que será assinalada com um conjunto diversificado de eventos organizados pela Câmara Municipal em colaboração com a Junta de Freguesia de Budens, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e RVBS Paróquias.

Neste âmbito, o programa de comemorações tem início no próximo sábado, dia 12 de janeiro, pelas 15h00, com a realização do “Encontro de Janeiras” no Centro Comunitário Multisserviços de Budens, iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Budens e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.

No dia 13, domingo, pelas 15h00, é a vez dos artistas do concelho mostrarem o seu talento na abertura da “20.ª Mostra de Artistas do Concelho de Vila do Bispo”, no Centro de Interpretação.

O dia 19, sábado, fica marcado pelas cerimónias oficiais que irão decorrer, pelas 14h30, no salão nobre da Câmara Municipal. A entrega dos “Prémios de Aproveitamento Escolar” - ano letivo 2017-2018 e a “Homenagem aos Funcionários do Município” que se reformaram no decorrer de 2018 são os atos que irão marcar este momento. À noite, pelas 21h30, irá realizar-se um concerto com os UHF, no Pavilhão Multiusos de Sagres (recinto da antiga Escola Primária).

As festividades continuam no domingo, dia 20, com a realização de uma “Marcha Corrida” em Burgau. A concentração está marcada para as 9h30 junto à Escola Primária.

O Dia do Município, 22 de janeiro, começa logo pela manhã, onde, pelas 9h00, terá lugar o “Hastear da Bandeira”, seguindo-se a “Sessão Solene da Assembleia Municipal”. Pelas 11h00 será celebrada a eucaristia, na Igreja Matriz de Vila do Bispo, seguida da Procissão de São Vicente.

Curiosidades sobre São Vicente:

São Vicente foi um diácono da igreja cristã em Saragoça. No Século IV da nossa era, as autoridades romanas moveram a última grande perseguição contra os Cristãos. Por não ter renegado à sua fé, Vicente foi morto no ano de 304, sendo os seus restos mortais sepultados em Valência. Com a entrada dos Muçulmanos na Península Ibérica, no Século VIII, um grupo de Cristãos decidiu recolher os restos do mártir e transportá-los para um lugar seguro. O local escolhido foi o antigo Promontório Sagrado (Sagres), um local de culto para vários povos do Mediterrâneo. Aí floresceu a Igreja do Corvo. Mais tarde, por iniciativa do 1.º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1173, os restos mortais do antigo mártir hispânico foram trasladados para a cidade de Lisboa. Daí em diante o antigo Promontório Sacro foi rebatizado de Cabo de São Vicente, designação que manteve até aos nossos dias.

São Vicente é o Padroeiro de Vila do Bispo, da Diocese do Algarve e da Cidade de Lisboa. É celebrado, no calendário litúrgico, no dia 22 de janeiro.

 

Por: CM Vila do Bispo