Terça, 26 de Março de 2019 |
Abertura de mais 4 USF em 2018 reforçam cuidados de saúde de proximidade no Algarve

12:23 - 08/01/2019     198 visualizações SAÚDE
Atualizado em: 08/01/2019
Imprimir
A abertura de mais quatro Unidades de Saúde Familiar em 2018, em Lagos (USF Amendoeira), em Faro (USF Golfinho), em Albufeira (USF Sol Nascente) e em Portimão (USF Portas do Arade) permitiu alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários nestes concelhos e reforçar os cuidados de proximidade na região do Algarve.

Com a entrada em funcionamento destas quatro unidades, integradas no plano estratégico estipulado pela ARS Algarve para o ano de 2018, estão neste momento em atividade dezoito Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve (4 no ACeS Barlavento; 10 no ACeS Central e 4 no ACeS Sotavento), oito em modelo B e dez em modelo A.

«O modelo das USF têm um potencial de mudança e modernização que nos interessa valorizar. Por isso, entendemos que era importante que a região voltasse a olhar para esta reforma de maneira positiva e motivarmos os nossos profissionais para que o número de USF voltassem a crescer e desta forma oferecermos cada vez mais e melhores serviços e de maior proximidade à nossa população», destaca o Presidente do Conselho Diretivo da Algarve, Paulo Morgado, sublinhando que o ano de 2018 marcou o início do novo ciclo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários no Algarve com a entrada em atividade destas quatro unidades aliada à contratação de mais médicos de medicina geral e familiar.

No âmbito do procedimento concursal nacional Aviso n.º 10302-A/2018 (1ª época de 2018), das 27 vagas colocadas a concurso para o Algarve, 24 ficaram ocupadas, correspondendo a 89% de taxa de ocupação, a mais elevada de sempre.

A taxa de cobertura de utentes com médico de família no Algarve, nos dois últimos anos, tem evoluído de forma consistente e positiva, sendo que cerca de 89% da população tem médico de família atribuído.

 

Por: ARS Algarve

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos