O Ministério Público da secção especializada de Portimão do DIAP de Faro deduziu acusação para julgamento por tribunal coletivo contra um homem de 40 anos de idade, de dupla nacionalidade - francesa e portuguesa - pela prática de três crimes de burla qualificada e um de branqueamento.

Segundo a acusação, o arguido utilizou um esquema ardiloso para enganar cidadãos franceses e levar a que lhe entregassem elevadas quantias em dinheiro. O esquema terá envolvido, além do mais, intitular-se de advogado, alegar, falsamente, que exercia atividade de mediação imobiliária, constituir empresas de fachada e publicar anúncios em jornais franceses destinados a atrair reformados dessa nacionalidade que pretendessem comprar imóveis em Portugal. Desse modo, a pretexto  de adquirirem imóveis, o arguido terá conseguido enganar três cidadãos franceses e levado a que lhe entregassem cerca de quinhentos mil euros. Com parte desse dinheiro, o arguido terá adquirido,  além do mais, veículos automóveis de marca Porsche e Mercedes-Benz  que, porém, não terá registado em seu nome.

O MP requereu, também, a perda das vantagens obtidas pelo arguido e ainda não ressarcidas, no valor de 458.500€, bem como a perda de cerca de 745.000 euros, correspondente ao valor do seu património que não é compatível com os seus rendimentos lícitos e fiscalmente comprovados.

O inquérito foi dirigido pelo MP da 2ª secção de Portimão do DIAP de Faro, com a coadjuvação da Polícia Judiciária de Portimão.

 

Por: Ministério Público