Já a pensar nas férias e nos dias de descanso do próximo ano? Temos boas e más notícias. Terás várias oportunidades de descanso a meio da semana, mas também há feriados nacionais a calhar (mais uma vez) ao sábado ou domingo.

O melhor mesmo será espreitares o calendário de 2019 que o idealista/news preparou para saber como tirar partido das “pausas” que se avizinham.

O novo ano abre a porta a três fins-de-semana prolongados e até cinco possibilidades para fazer ponte

O novo ano abre a porta a três fins-de-semana prolongados e até cinco possibilidades para fazer ponte: há 13 feriados previstos no calendário de 2019. O primeiro, no dia de Ano Novo, calha a uma terça-feira e marca o arranque da saga “pontes”. Quer isto dizer que, se não trabalhares no dia 31 de dezembro, terás um fim-de-semana prolongado, ou como quem diz, quatro dias sem trabalhar.

O Carnaval celebra-se a uma terça-feira, 5 de março, e também abre a porta a uma nova ponte. Ainda assim este não é um feriado obrigatório, embora a maioria das pessoas consiga fazer uma pausa.

As oportunidades de descanso repetem-se em abril. Há dois feriados: um a 19 de abril, com a “Sexta-feira Santa”, e outro a 25 (o Dia da Liberdade), que se celebra a uma quinta-feira. Poderás assim aproveitar a sexta e fazer um fim-de-semana prolongado. O mês de maio também arranca com um feriado, desta feita a uma quarta-feira - não permite grandes planos, mas garante uma pausa a meio da semana.

As oportunidades de descanso repetem-se em abril. Há dois feriados: um a 19 de abril, com a “Sexta-feira Santa”, e outro a 25 (o Dia da Liberdade)

Junho é, talvez, o melhor mês do ano. O dia de Portugal, celebrado a 10 de junho, traz um fim-de-semana prolongado – cai a uma segunda-feira. Se tiveres a sorte de trabalhar em Lisboa poderás desfrutar ainda do feriado de Santo António, no dia 13, que calha a uma quinta-feira e que é uma ótima oportunidade para fazer ponte. Logo na semana seguinte, no dia 20, celebra-se o feriado do Corpo de Deus, também na quinta-feira, e depois o S. João no Porto, no dia 24, que calha à segunda-feira.

Em agosto há um feriado, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, no dia 15, ao contrário de setembro, em que não há feriados. Em outubro há um dia de descanso, à semelhança de novembro e, no último mês do ano, há dois feriados a calhar ao domingo. Só o 25, dia de Natal, calha ao dia da semana, neste caso a uma quarta-feira.

 

Por: Idealista