No dia 4 de dezembro, pelas 11h30, realizou-se no auditório José António Madeira, da Escola Secundária de Loulé, «Encontros com cidadãos», uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, o Instituto Diplomático, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre outras entidades.

Este encontro, dinamizado pelo Diretor-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Dr. Rui Vinhas, e pela Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Dra.ª Sofia Alves,  contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Vítor Aleixo, dos professores e dos alunos das turmas 10.ºF, 11.ºG, 12.ºE dos cursos científicos-humanísticos, e 10.º Zd, 11.ºUa, 11.ºZg, 11.ºZu e 12.ºZi dos cursos profissionais. A organização foi da responsabilidade da Biblioteca Escolar, com a moderação de painel da professora Fernanda Martins. A apresentação dos projetos Erasmus e Clube Europeu da Escola foi feita, respetivamente, pela Subdiretora Ermelinda Travia, pelo Coordenador dos projetos Erasmus Paulo Ribeiro e pelo professor Hélder Lourenço.

 “Encontros com os Cidadãos” pretendem dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressar as suas preocupações e expectativas quanto ao futuro da União Europeia (UE). Através desta iniciativa, pretende-se estimular o debate europeu, envolvendo todos os cidadãos em geral e os alunos em particular. Esta consulta pública envolve simultaneamente os 27 Estados-Membros sobre o futuro da UE.

O encontro foi muito participativo, tendo permitido aos alunos e demais participantes a possibilidade de ver respondidas, pelos ilustres oradores, as suas questões formuladas sobre temas como a educação, a saúde, o mercado de trabalho, nomeadamente sobre a atual preocupação com a Diretiva sobre os Direitos de Autor.

Foram ainda prestadas informações sobre projetos da União Europeia como o Programa Erasmus+, o voluntariado na Europa, entre outros.

Foi um privilégio para a escola participar neste evento, facultando aos alunos a possibilidade de conhecerem melhor a União Europeia, a sua história, os sucessos e dificuldades alcançados no decurso dos últimos 60 anos. Permitiu-lhes ainda a colaboração nos resultados da consulta portuguesa compilados no relatório nacional a apresentar ao Conselho Europeu, em relatório final na Cimeira de Sibiu, em maio de 2019.

 

Prof.ª Bibliotecária  Lucília Pires e Prof.ª Arlete Santos