Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, é homenageada na cidade de Quarteira nos dias 7 e 8 de dezembro, naquela que é uma das mais emblemáticas festas religiosas da região algarvia.

A procissão de velas com a Imagem da Nossa Senhora em direção à Igreja de S. Pedro do Mar, no dia 7, pelas 21h00, marca o arranque das celebrações desta Festa.

Já no dia 8 – feriado nacional da Nossa Senhora da Conceição – a cidade acorda com uma alvorada, pelas 9h00. Às 14h00 é celebrada uma eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar onde se encontra a Imagem da Padroeira.

A partir das 15h00 tem início a procissão solene com a Imagem da Nossa Senhora, em direção ao mar (Porto de Abrigo), seguindo-se a saudação à Padroeira. Depois acontece um dos momentos altos para os fiéis, a Bênção do Mar e das embarcações que estão engalanadas a rigor, seguindo depois a procissão de volta para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Neste momento, a Imagem Pequena do Porto de Abrigo regressa também à sua capelinha.

A partir das 18h00, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, haverá gastronomia diversa e animação musical com José Pasadinhas e Rita Melo. A partir das 20h00, decorre a venda de ramos e leilão de ofertas.

A Festa da Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria), Padroeira de Portugal, de Quarteira e dos seus pescadores, tem raízes culturais profundas (a Imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos) na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses. Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se no dia 8 de dezembro o desfile das embarcações de pesca engalanadas que acompanham a procissão religiosa, seguido da Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efetuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Padroeira.

A Festa da Nossa Senhora da Conceição de Quarteira é uma organização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Quarteira, Junta de Freguesia de Quarteira e Câmara Municipal de Loulé.

 

Por: JF Quarteira