Entre julho de 2015 e dezembro de 2018, o Município de Odemira aprovou o valor total de 774.393,18€ em apoios financeiros a 93 projetos, dando origem à criação de 112 postos de trabalho, através das medidas do programa Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.

As próximas e últimas visitas no ano de 2018 a empresários do concelho abrangidos pelo programa, para entrega de "cheques empreendedores", estão agendadas para o dia 14 de dezembro. Em 2018 foram apoiados 25 projetos, no valor de 213.573,99€.

As freguesias onde foi aprovado maior número de projetos são S. Teotónio, Vila Nova de Milfontes e S. Salvador e Santa Maria. As atividades económicas com projetos mais apoiados incidem na restauração, produção de aguardente de medronho, empresas de animação e operadores marítimo-turísticos, apicultura e unidades de alojamento local.

O Odemira Empreende visa a promoção do desenvolvimento económico e da coesão territorial, através de várias medidas e ações para dinamizar e impulsionar o tecido empresarial, com vista à captação de novos investimentos, criação de emprego e qualificação do tecido empresarial. Além dos apoios financeiros, o programa engloba a Oficina do Empreendedor (que inclui o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Ninho de Empresas e Atendimento Temático), a redução de taxas municipais, apoio à fixação de empresas, incentivos fiscais e o prémio Espírito Empreendedor.

 

Por: CM Odemira