O passado mês de outubro, a área do crédito à habitação ficou marcada por um aumento, ainda que ligeiro, no número de famílias que não conseguem cumprir o pagamento do empréstimo da casa aos bancos.

No mesmo período, os novos contratos de crédito para esta finalidade totalizaram 97.986 milhões de euros, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal.

No total dos agregados familiares com crédito à habitação, 11,3% estavam em situação de incumprimento em outubro, face a 11% no mês de setembro. O rácio de crédito vencido das famílias manteve-se em 3,8%, mas a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,3 pontos percentuais. 

Isto significa que 4,7% estavam em situação de malparado junto dos bancos na hora de pagar a prestação da casa, no mês passado, um aumento de 0,1 pontos percentuais face ao mês de setembro. Os valores são, contudo, inferiores ao nível de incumprimento registado um ano antes.

BdP divulgou esta terça-feira, 27 de novembro de 2018, que a variação anual dos empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação manteve-se nos -0,9% em outubro, com os empréstimos às famílias tendo como destino a habitação a fixarem-se nos 97.986 milhões de euros.

 

Por: Idealista