O próximo ano está prestes a bater aí à porta e é altura de começar a fazer contas à vida e a preparar o orçamento familiar para 2019.

Um dos fatores mais relevantes a ter em conta - a par dos gastos fixos e variáveis - é o rendimento mensal do agregado familiar. Para ajudar-te nesta tarefa, o idealista/news desenvolveu uma calculadora que te permite apurar o valor do salário mensal líquido com que podes contar, tendo em conta os escalões do IRS aprovados esta terça-feira no Parlamento, no âmbito do Orçamento

As propostas do CDS e do PCP de alteração ao OE2019 que previam a atualização dos escalões do IRS à taxa de inflação no próximo ano foram chumbadas ontem, dia 27 de novembro de 2018.. As duas propostas, segundo relata a Lusa, foram votadas em conjunto e chumbadas com os votos contra do PS e abstenção do PSD, obtendo os votos favoráveis do PCP e do CDS.

Isto significa que, tal como já tinha avançado o idealista/news no âmbito da Proposta do OE apresentada na Assembleia da República,  a tabela de Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS) que irá vigorar em 2019 será a que se encontra atualmente em vigor, não sofrendo sequer uma atualização com base na inflação prevista.

Uma situação que poderá prejudicar os contribuintes que tenham rendimentos próximos dos limites de cada escalão e que, tendo aumentos salariais, passem para o escalão superior, vendo a sua tributação agravada.

O melhor é mesmo que uses a calculadora do idealista/news para saberes com que salário mensal líquido podes contar em 2019.

 

Por: Idealista