GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Os Corte Real vêm da família Costa (a Voz de Loulé, nº 1782). Vasco Anes da Costa, pai de Vasco Anes Corte Real, o 1º do apelido, nasceu em Tavira (c.1360). Foi cavaleiro de D. Fernando e D. João I e fronteiro-mor do Algarve.

 

Vasco Anes Corte Real nasceu em Tavira (c.1392) e faleceu em 1463. Foi um dos “12 de Inglaterra” e terá tirado do cavaleiro Inglês que derrotou no torneio o apelido e a cruz do brasão (fig.) que juntou ao dos Costa. Foi armador-mor do Algarve, alcaide-mor de Tavira e Silves e o 1º que desembarcou em Ceuta com o Infante D. Henrique e que entrou na porta da Almedina. Foi Coudel de Castro Marim até 1433; cavaleiro de D. Afonso V, com quem esteve na batalha de Alfarrobeira (1449). Mesmo casado com Mor Anes, mãe de Vicente Anes Corte Real, teve vários filhos naturais – João Vaz Corte Real, Fernão Vasques Corte Real, Isabel da Costa, Luís Vasques da Costa, Vasco Martins Corte Real, etc. http://www.soveral.info/mas/Costa.htm.

João Vaz Corte Real nasceu em Tavira (c.1420) e casou com D. Maria d’Abarca, filha de Pedro d’Abarca, natural de Tui. Foi Coudel de Tavira e escudeiro do Infante D. Henrique; foi condenado a servir 3 anos em Ceuta por adultério (1456) e na sequência do perdão geral aos homiziados que participaram na conquista de Arzila e Tânger (1471) é amnistiado pela morte de Pedro Fernandes. 20 anos antes de Colombo, esteve ligado ao achamento da Terra Nova, nomeado capitão-donatário de Angra (1474), participou na expedição Luso-Dinamarquesa (1477) à Gronelândia e em viagens exploratórias desde o rio Hudson até á Península do Labrador. Foi capitão-donatário da ilha de S. Jorge (1483) e edificou em Angra a capela-mor da igreja do convento de S. Francisco onde fez jazigo e foi sepultado (1496).

Dos filhos, Vasco Anes Corte Real sucedeu ao pai como capitão-donatário, Gaspar Anes Corte Real desapareceu numa expedição marítima (1501) e Miguel Corte Real perdeu-se na busca do irmão mas a “Pedra de Dighton” no Massachusetts refere-o em 1511 como “chefe de índios”...