A privatização dos CTT, concretizada pelo anterior Governo do PSD/CDS, está a conduzir em todo o País, ao encerramento de estações de correios e à degradação do serviço postal.

Foi isso que aconteceu no mês de novembro em Alcoutim, com a administração dos CTT a encerrarem o posto existente nesta vila e transferindo o seu funcionamento para a autarquia.

Esta decisão não serve os interesses das populações de Alcoutim. Desde logo, porque visa aprofundar a degradação dos serviços públicos num território que tem vindo a ser abandonado por sucessivos governos. Mas também, porque a transferência de uma parte dos serviços para instalações da autarquia, não só não resolve o problema entretanto criado, como não dá nenhuma garantia à sua existência no futuro.

A administração dos CTT só está interessada em obter lucros com os grandes negócios e com os grandes centros de distribuição postal, deixando ao abandono as populações do interior Algarvio ou transferindo essas mesmas competências para cima das autarquias.

A maioria PSD na Câmara Municipal de Alcoutim, em vez de ter informado e mobilizado as populações para defenderem o Posto dos Correios, preferiu aceitar mais este encargo, sem que seja sua competência e sem que tenha os meios que garantam um serviço de qualidade.

Perante a degradação do Serviço Postal por todo o País – atrasos na chegada do correio, despedimento de trabalhadores, venda de património - que contrasta com os lucros dos novos donos dos CTT, o Governo PS opta pelo silêncio e age de modo a não incomodar os acionistas desta grande empresa. É preciso dizer Basta!

O PCP exige medidas que coloquem na ordem do dia a recuperação do controlo público dos CTT, melhorando o serviço postal, garantindo a sua universalidade e presença em todo o território nacional.

O PCP ao mesmo tempo que vai questionar o Governo na Assembleia da República sobre este processo, reclama junto do mesmo para que este intervenha com urgência no sentido de voltar a repor o funcionamento integral do Posto dos Correios em Alcoutim.

O PCP apela à mobilização e luta das populações de Alcoutim pela reposição do Posto dos Correios, pela defesa dos serviços públicos, pela exigência ao desenvolvimento que lhe tem sido negado.

Os trabalhadores e as populações do concelho de Alcoutim podem contar com o PCP

 

Alcoutim, 20 novembro de 2018

A Comissão Concelhia de Alcoutim do PCP