Os alunos Alexandre Gomes, Ana Rita Martins, André Eusébio, Carolina Borges, Lya Wiersema e Ricardo Lima, do Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias e os professores Duarte Duarte, Élia Duarte e Rui Medina estiveram, entre os dias 12 de 16 de Novembro, na Escola Internacional de Barcelona em Sant Cugat, Barcelona, Espanha, no arranque do projeto Erasmus+ intitulado Movement Improves Learning Experience in Schools (MILES).

A mobilidade permitiu aos participantes conhecer o projeto em detalhe, definir as atividades futuras e participar em workshops acerca de hábitos de vida saudáveis e acerca da influência do movimento e da atividade física nos níveis de atenção dos alunos e nos resultados escolares. O projeto envolve escolas da Alemanha, Espanha, Finlândia, Itália, Portugal e Turquia e pretende, através de um estudo experimental, confirmar as evidências científicas de que a atividade física e os intervalos mentais (brain breaks) influenciam positivamente a aprendizagem e os resultados escolares em todas as áreas disciplinares.
Os workshops permitiram ainda conhecer em pormenor os monitores de frequência cardíaca a utilizar, entre outros instrumentos de registo, e uniformizar praticas de atividade física nas diferentes escolas participantes.
Como na generalidade dos projetos Erasmus+, alunos e professores tiveram ainda a oportunidade de conhecer a língua e cultura locais e partilhar experiências e boas práticas com os participantes dos diversos países.
Todas as despesas de deslocação e alojamento foram suportadas pela Agência Nacional Erasmus+.
 

Por: Duarte Duarte