A Eurocidade do Guadiana - constituída pelos municípios de Ayamonte (ES), Castro Marim e Vila Real de Santo António (PT) - participou na Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), realizada no Fundão.

Neste encontro, foram apresentadas as linhas de financiamento às quais os membros da RIET se podem candidatar e apresentados os fundos de cooperação pós 2020, tendo a Eurocidade sido representada pelo vice-presidente do município de VRSA, Luís Romão, concelho que assume, atualmente, a presidência deste organismo.

A ocasião constituiu também uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentado do território, procurando encontrar respostas e soluções para os problemas que afetam os três municípios integrados nesta fronteira luso-espanhola que une as regiões do Algarve e da Andaluzia.

«Acreditamos que a Eurocidade do Guadiana tem amplas possibilidades de construir uma estratégia para o desenvolvimento do território onde está inserida, procurando atenuar as limitações provocadas pela periferia dos três municípios. Ao agirmos em conjunto, ganhamos escala e potenciamos as nossas metas», afirma Luís Romão.

Para chegar a estes objetivos, a Eurocidade encontra-se, entre outros projetos, a desenvolver uma marca turística que ultrapassa as margens do Rio Guadiana e valoriza os equipamentos existentes nas fronteiras do Algarve e da Andaluzia, conferindo economia de escala a cada um dos municípios.

Esta constituiu a primeira reunião da RIET em que a Eurocidade participa desde que foi reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

O reconhecimento da Eurocidade do Guadiana como AECT torna mais fácil a cooperação transfronteiriça e transnacional, dando-lhe, por exemplo, a possibilidade de se candidatar diretamente aos fundos europeus e de os gerir.

Através deste estatuto, concedido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Coesão, pode também ser confiada à Eurocidade do Guadiana a execução de programas cofinanciados pela União Europeia ou de outros projetos de cooperação transfronteiriços.

 

Por: CM VRSA