Terça, 20 de Novembro de 2018 |
Lagoa promove III Jornadas de Enoturismo

15:50 - 06/11/2018     103 visualizações LAGOA
Atualizado em: 08/11/2018
Imprimir
«Queremos que o Algarve, enquanto destino turístico, com uma oferta mormente incidente no produto sol, mar e golfe, apresente uma oferta estruturada na área do Enoturismo», referiu o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins.

Lagoa associa-se, assim, às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo com a organização das III Jornadas de Enoturismo, que decorrerão nos próximos dias 9 e 10 de novembro.

A iniciativa pretende reforçar a ligação do setor vinícola ao setor turístico, avaliar o contributo desta área enquanto complemento da oferta turística, apresentar boas práticas e casos de sucesso a nível internacional e nacional, bem como debater as oportunidades para o setor, envolvendo diversos atores do mundo do vinho na região: produtores, hoteleiros e empresários da restauração, entre outros.

"Existem exemplos de boas práticas por todo o país mas que ainda não estão generalizadas na região. Pretendemos aumentar o número de turistas, diversificando e enriquecendo a sua experiência através da visita a locais como adegas, caves ou vinhas", referiu Francisco Martins, reiterando o forte potencial que o Enoturismo demonstra enquanto fator de mitigação da sazonalidade e de diversificação da oferta turística da região.

O presidente do Município augura que este evento possa servir de “pontapé de saída” para estruturar o produto Enoturismo, com forte potencial na região, não só pela quantidade de produtores existentes, como pela qualidade da produção que tem vindo, cada vez mais, a conquistar reconhecimento dentro e fora do país. Os vinhos do Algarve, aliados a uma excelente gastronomia, com produtos cuja qualidade é apreciada e valorizada pelos mais reconhecidos chefs, poderão sem dúvida constituir um forte atrativo para a fidelização de turistas na região.

As sessões das III Jornadas de Enoturismo decorrerão de forma descentralizada, longe das tradicionais salas de auditório: na Única Adega Cooperativa do Algarve, Quinta dos Santos, Quinta dos Sentidos e Morgado do Quintão. O objetivo é colocar o público em contacto direto com as quintas vitivinícolas da região, abordando a temática no seu próprio contexto.

Estarão presentes um conjunto de oradores que, em parceria com o público participante (jornalistas de agências de viagens e operadores turísticos com interesse em operar na região) constituirão uma ponte de reflexão para esta temática.

No dia 10 será exibido, no Centro Cultural do Convento de S. José, o filme “Setembro a Vida Inteira”, de Ana Sofia Fonseca, aberto ao público em geral. A película constitui o primeiro documentário cinematográfico sobre o mundo do vinho português. Esta grande viagem pela intimidade das vinhas e das adegas, pelo lado cultural de um povo, foi Grande Prémio do Júri no Most International Wine&Cava Film Festival (Espanha, 2017); Seleção Oficial no International Wine Film Festival (Estados Unidos da América, 2017), nos Encuentros Del Otro Cine (Equador, 2018) e no Cinecôa (Foz Côa, 2018).

João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve (ERTA); José Arruda, Secretário-Geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV); Ivane Favero, Presidente da Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo a nível mundial (AENOTUR) e Isabel Velásquez, da Direção de la Ruta del Vino del Guadiana, serão alguns dos oradores presentes no evento.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Município de Lagoa e conta com a parceria da AMPV, o apoio da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), do Turismo do Algarve (ERTA) e da AENOTUR.

 

Por: Município de Lagoa

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos