Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, recebeu o galardão «O Melhor Município para Viver», numa cerimónia que decorreu ontem, dia 16, no Auditório do Madan Parque, na Caparica, Almada.

O prémio foi atribuído pelo Instituto de Tecnologia Comportamental no âmbito do concurso ‘Os Melhores Municípios para Viver – M2V’2018, iniciativa que distingue os melhores projetos nos domínios: do ambiente, da economia e no domínio social.

O município foi vencedor na categoria Economia, com o projeto educativo AEC - Conhecimento do Património Local do Concelho de Vila do Bispo”. O projeto assenta na partilha da importância de diversos aspetos da História, do Património Natural e Cultural do município, enriquecendo as crianças com uma serie de conteúdos relativos ao meio onde vivem e estudam, integrando-se, assim, numa estratégia de educação e de sensibilização patrimonial dirigida à comunidade. Esta disciplina inédita assumiu, como objetivo essencial, dar a conhecer a História, o Património Local, Natural e Cultural, Material e Imaterial, disponível no território concelhio de Vila do Bispo, contribuindo ativamente para a sua conservação e para a consciencialização, informação e desenvolvimento das crianças, e respetivas famílias, formando-as enquanto futuros e legítimos gestores de uma riquíssima herança coletiva.

Antes da atribuição dos prémios, Adelino Soares apresentou o projeto aos convidados presentes no Auditório com o intuito de promover a partilha de boas práticas entre os vários municípios, de forma a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos municípios portugueses.

Este concurso pretende premiar os projetos de iniciativa municipal nas áreas de intervenção anteriormente mencionadas tendo como indicadores a saúde, urbanismo e habitação, ambiente, acessibilidade e transportes, turismo, economia e emprego, ensino e formação, identidade cultura e lazer, diversidade tolerância e segurança, e felicidade.

 

Por: CM Vila do Bispo