Este ano a vacinação contra a gripe vai ter início a partir da 3ª semana de outubro de modo a garantir uma melhor proteção durante o período da epidemia da gripe que, em Portugal, habitualmente tem início na segunda quinzena de dezembro.

A efetividade da vacina vai decrescendo ao longo do tempo, principalmente nas pessoas mais vulneráveis (idosas ou imunodeprimidas), pelo que iniciar a vacinação mais tardiamente permitirá manter a proteção contra a gripe até mais tarde.

O Departamento de Saúde Pública e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Algarve, de acordo com a Norma da DGS nº 018/2018 de 03/10/2018 sobre a Vacinação contra a gripe para a época 2018/2019, recomenda a vacinação contra a gripe e durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

No Serviço Nacional de Saúde a vacina estará disponível nos Centros de Saúde a partir do dia 15 de outubro (2ª feira) para vacinação gratuita, conforme recomendado nesta Norma.

Como nas Épocas gripais anteriores, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada e gratuita no Serviço Nacional de Saúde para:

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;

Pessoas, independentemente da idade, nos seguintes contextos:

Residentes em instituições, incluindo Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Lares de Apoio, Lares Residenciais e Centros de Acolhimento Temporário

Doentes integrados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados

Pessoas apoiadas no domicílio pelos Serviços de Apoio Domiciliário com acordo de cooperação com a Segurança Social ou Misericórdias Portuguesas

Doentes apoiados no domicílio pelas equipas de enfermagem das unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde ou com apoio domiciliário dos hospitais

Doentes internados em unidades de saúde de ACES ou em hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentem patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina. Os doentes poderão ser vacinados durante o internamento ou à data da alta.

Pessoas, com mais de 6 meses de idade, com as seguintes patologias crónicas ou condições:

Diabetes Mellitus

Terapêutica de substituição renal crónica (diálise)

Trissomia 21

A aguardar transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos 1

Submetidas a transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos

Sob quimioterapia1

Fibrose quística1

Défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição1

Patologia do interstício pulmonar sob terapêutica imunosupressora1

Doença crónica com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções1

Profissionais de saúde do SNS com recomendação para serem vacinados

Bombeiros, com recomendação para serem vacinados

1 Com declaração médica referindo a sua inclusão num destes grupos de risco.

Este ano a vacinação gratuita contra a gripe foi alargada:

Aos estabelecimentos prisionais – guardas prisionais e reclusos

Às pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (Com declaração médica referindo a sua inclusão neste grupo de risco).

Consultar: a Norma da DGS nº 018/2018 de 03/10/2018 sobre a Vacinação contra a gripe. Época 2018/2019.

 

Cuidados adicionais

Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves.

Para além da vacinação, recomenda-se a todas as pessoas com sintomas respiratórios, que tomem as medidas habituais de Higiene respiratória e Etiqueta da tosse:

Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar;

Colocar, imediatamente, o lenço de papel usado nos recipientes do lixo;

Tossir e espirrar para o braço e não para as mãos;

Lavar as mãos com água e sabão após contacto com secreções respiratórias e objetos contaminados.

Quando recorram aos serviços de saúde, os doentes (nas salas de espera e de consultas) que estejam a tossir, como forma de conter a disseminação de secreções respiratórias e limitar a propagação da infeção, devem usar a máscara cirúrgica disponibilizada pelos serviços.

 

Por: ARS Algarve