No dia 18, quinta-feira, pelas 18h30, no Auditório do Convento do Espírito Santo, a artista Cátia Pinheiro e a sua equipa, em residência artística em Loulé desde o passado dia 7 de outubro, apresentam o processo e as práticas de criação que tiveram oportunidade de desenvolver na cidade.

A artista adaptou à cidade de Loulé o seu projeto “The Walk #2”, um percurso áudio-specific que se serve da urbe e de pequenas ficções dela extraídas para nos tentar conduzir numa viagem única e pessoal através da perspetiva individual de cada espetador.

Cátia Pinheiro explorou fronteiras entre interior e exterior, público e privado, individual e coletivo, ficção e realidade. Em Loulé recolheu o quotidiano da localidade numa criação que servirá à cidade para pensar, de um modo contemporâneo, os seus percursos e as suas rotinas.

Todas as residências artísticas que estão a ser realizadas em Loulé e todos os artistas participantes integrarão a programação da 9.ª edição do Festival Verão Azul, previsto para outubro de 2019, em Loulé e Faro, sendo que cada residência propõe ao artista convidado refletir sobre a influência do território na sua criação, envolvendo uma ligação com pessoas, processos e modos de viver locais.

Neste aprofundamento de relações com o território e do convite endereçado a artistas para se deslocarem em residências artísticas à região algarvia, o Cine-Teatro Louletano já acolheu Raquel André que está a trabalhar com os artistas Perigo Público - o rapper quarteirense Elton Mota – e Milita Doré, e irá acolher brevemente Gustavo Ciríaco que estará em residência, em Loulé, de 22 de outubro a 4 de novembro, num projeto com públicos seniores sobre memórias imaginadas e esquecidas.

 

A entrada na sessão pública de apresentação marcada para dia 18 do corrente é gratuita.

O Festival Verão Azul é uma produção casaBranca, em coprodução com o Cine-Teatro Louletano e o Teatro das Figuras (Faro), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e do LAC – Laboratório de Actividades Criativas.

 

Por: CML/GAP /RP