A iniciativa visa suscitar a reflexão e o debate sobre a temática do risco sísmico, bem como capacitar os cidadãos para saberem como agir perante a ocorrência de um sismo.

Para o efeito, no próximo dia 5 de novembro, a partir das 10h20, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira vai estar na Escola Básica e Secundária de Albufeira a alertar e sensibilizar a comunidade educativa sobre como agir ANTES, DURANTE e APÓS a ocorrência de um sismo. Depois de conhecerem as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, miúdos e graúdos podem participar no exercício “A Terra Treme” que serve, igualmente, para testar os procedimentos de evacuação.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) do Município de Albufeira associou-se à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) com vista à realização de um exercício público destinado a promover a sensibilização para o risco sísmico.

A iniciativa intitulada “A Terra Treme”, que já vai na sua 6ª edição, faz parte da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva e está programada para ocorrer em simultâneo em todo o território nacional no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.

O objetivo do exercício passa por capacitar os cidadãos para saberem como agir perante um sismo - o que implica que todos conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS da ocorrência deste tipo de catástrofes naturais.

O desafio passa por mobilizar o maior número possível de pessoas, o que pode começar por um simples treino baseado em “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, numa jornada nacional que visa incrementar a resiliência e a segurança dos cidadãos.

O Município de Albufeira convida a população a participar no Exercício “A Terra Treme”, para o que deverá promover a sua inscrição (a nível individual e/ou da empresa ou instituição a que pertence) através do seguinte endereço eletrónico: www.aterratreme.pt .

Paralelamente, a Autarquia está a desenvolver uma ação de sensibilização destinada a toda a comunidade educativa, clubes, associações e diversas entidades do concelho, através da disponibilização de um folheto informativo com os 7 passos a seguir antes, durante e após a ocorrência de um sismo, documento que inclui também os números de telefone a contactar neste tipo de situações.

O ponto alto da iniciativa está programado para dia 5 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Albufeira. A ação, que vai contar com a presença de elementos do Executivo municipal, da Comissão Municipal de Proteção Civil, do SMPC e da ANPC começa, às 10h20, com a ação de sensibilização “Alertar e sensibilizar sob como agir antes/durante e após a ocorrência de um sismo”. A partir das 11h05 realiza-se o exercício “A Terra Treme” que serve, igualmente, para testar os procedimentos de evacuação.

Este vai ser também um dia de Festa para as crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino, uma vez que “Valente” e “Valentina”, as mascotes do SMPC vão ser apresentadas naquela escola pela primeira vez.

 

Por: CM Albufeira