«É com enorme satisfação e orgulho que podemos afirmar que Lagoa é uma verdadeira Terra de Campeões», palavras do presidente do Município de Lagoa proferidas pelo Vice-Presidente, Luís Encarnação, em seu nome na Gala do Desporto, realizada a 6 de outubro passado no Centro de Congressos do Arade, no Parchal.

“Duzentos e oitenta atletas é um número verdadeiramente impressionante, se tivermos em linha de conta que os premiados correspondem a quase 20% do total dos atletas federados do concelho”, referiu. “Ainda mais notável, sem dúvida”, acrescentou, “é o facto de registarmos campeões em aproximadamente 60% das cerca de 15 modalidade desportivas praticadas no concelho e distinguirmos com o galardão máximo, Grau Ouro, 71 atletas”.

A homenagem de distinção aos atletas e técnicos que mais se destacaram ao longo da anterior época desportiva regressou ao concelho no ano em que Lagoa se afirma como “Cidade Educadora”. “Promover o desenvolvimento dos cidadãos, reconhecer o mérito e estimular desempenhos de excelência são valores fundamentais das sociedades modernas, que se encontram plasmados nos princípios da Carta das Cidades Educadoras que Lagoa subscreveu, precisamente, no início deste ano”, recordou o discurso de Francisco Martins.

Os 280 atletas, campeões regionais e nacionais, campeã mundial; campeões regionais e nacionais do Desporto Escolar, participantes em provas internacionais de relevo e representantes das respetivas seleções nacionais, foram distinguidos com o Grau Ouro e Mérito Desportivo Municipal em função dos feitos alcançados, de acordo com o Regulamento Municipal em vigor.

Este evento cumpre a missão de “estimular e criar condições para a prática generalizada da atividade física e desportiva” (iniciativa que se integra no âmbito do “Desporto para Todos” - I Eixo da Estratégia de Desenvolvimento Desportivo do concelho). O Vice-presidente da edilidade fez questão de recordar que, “em Lagoa, o “Desporto Competição” representa o II Eixo da sua Estratégia de Desenvolvimento Desportivo” e que espera que esta distinção possa servir de exemplo para os mais jovens que estão a iniciar o seu percurso desportivo.

O caminho trilhado nesta área foi já reconhecido como “boa prática” por parte da Direção Geral de Saúde e da Faculdade de Motricidade Humana que, através do Plano Global para a Promoção da Atividade Física (inspirado no Programa Nacional para a Atividade Física da Organização Mundial de Saúde), selecionou os municípios de Lagoa e Loulé como parceiros na região do Algarve.

A Gala, que intervalou as homenagens aos atletas e técnicos com momentos musicais e culturais de jovens artistas do concelho, encheu por completo o Centro de Congressos do Arade, com cerca de 1.000 espetadores. Francisco Martins deixou os seus votos de agradecimento e reconhecimento em nome de todo o Município aos clubes e associações desportivas, dirigentes, técnicos e familiares presentes que, todos os dias, desenvolvem um trabalho meritório e lutam por se superar.

A cerimónia mereceu elogios dos mais variados quadrantes, entre atletas, familiares, dirigentes associativos e federativos. Estiveram presentes, para além destes, o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Custódio Moreno; o Coordenador Nacional do Projeto das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar, Vítor Pardal; o Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, Águas da Cruz; deputados municipais; vereação; autarcas locais; representantes dos agrupamentos de escolas públicas do concelho e da Nobel International School Algarve, bem como o setor de Desporto Escolar da Delegação Regional de Educação do Algarve.

 

Por: CM Lagoa