A partir de 3 de novembro de 2018 a internationalmente renomada tecelões-criadora Françoise DEVROEDE exporá suas tapeçarias de alto liço na Galeria Municipal de São Brás de Alportel. Depois as do mosteiro de Alcobaça e de Almancil, será a sua terceira exposição em Portugal de autênticas tapeçarias de alto liço.

Inauguração no sábado, 3 de novembro de 2018 às 10:30h. A exposição permanecerá aberta até o final do mês.

Há mais de trinta anos que Françoise Devroede se dedica à criação de tapeçarias de alto liço. Integra o grupo restrito de tecelões-criadores, artistas que não  imaginam apenas mas que realizam os seus projetos a fim de traduzir a sua própria sensibilidade de uma forma mais delicada garantindo, desta maneira, uma maior liberdade de criação. Françoise Devroede faz parte desta nova geração de artistas, que perpetuam, assim, esta arte de tradição que tornou a Flandres reconhecida desde a Idade Média.

Aluna de Marce Truyens, Professora na Academia de Belas-Artes em Bruxelas, ela expôs as suas obras, por diversas vezes, na Bélgica, em Portugal e nos Estados Unidos da América.

Todas suas tapeçarias são obras únicas. Clássicas ao nível dos materiais e da tecelagem, são decididamente contemporâneas no seu design. A expansão de alguns dos seus pormenores transforma os objectos do quotidiano em abstrato. O jogo de formas, curvas, cores e reflexos transcende a realidade objectiva conferindo-lhe mistério.

 

Galeria Municipal de São Brás de Alportel.

Avenida da Liberdade, n.º 22

Segunda-feira: 14h00 - 17h30

Terça a sexta: das 09: 0h às 13:00h e das 14:00h às 17:30h;

Sábado: 09:30h - 13:00h

Domingo: fechado

 

Por: Raymond G. Parfait