O Município de São Brás de Alportel acolhe, a 6 de outubro, o XIV Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve que vai juntar no concelho do Algarve central confrades portugueses e espanhóis.

Esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, vai juntar cerca de 25 Confrarias espanholas e portuguesas, contando com a presença de representantes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, da Federação das Confrarias Enogastronómicas Espanholas e do presidente do Conselho Europeu de Confrarias – CEUCO, Carlos Martin Cosme.

O programa tem início pelas 09h00, junto ao Mercado Municipal, de onde parte, pelas 10h00, um desfile de confrarias pelas ruas da vila até à Câmara Municipal, em pleno Centro Histórico, onde vai decorrer a cerimónia de boas vindas, pelas 10h20, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Pelas 11h30, terá lugar a bênção das insígnias na Igreja Matriz. Um momento que contará com acompanhamento musical pela fadista Raquel Peters. Após a bênção das insígnias, segue-se a cerimónia de entronização de novos Confrades de Honra, Mérito e Efetivos. 

Serão entronizados Confrades de Honra o Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes; o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro e o prior da Paróquia de São Brás de Alportel, António Farias.

A Confraria de Gastrónomos do Algarve tem como objetivo promover a investigação do património gastronómico nos seus múltiplos aspetos, o receituário, a arte e a técnica dos produtos regionais, bem como defender e divulgar a autenticidade da gastronomia regional sem repressão da sua evolução natural. 

 

Por: CM de São Brás de Alportel