No mês em que se celebra o Dia Internacional do Idoso, dia 1 de outubro, o Município de São Brás de Alportel, em parceria com a Junta de Freguesia, propõe mais uma edição do programa de atividades «Mês Sénior»,...

... que marca o arranque de mais um ano de atividades e projetos desenvolvidos pelas autarquias, em parceria com diversas entidades para promover um envelhecimento ativo da comunidade.

Esta quinta-feira, 4 de outubro, pelas 15h00, o Cineteatro São Brás acolhe a Sessão de Lançamento do ano letivo 2018/2019 da Universidade Sénior, um projeto da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, com apoio da Câmara Municipal. As muitas dezenas de alunos vão conhecer as disciplinas e os professores deste ano. Pelas 17h00, terá lugar, na Galeria Municipal, a inauguração da exposição “Rendilhados de Amor”, de autoria dos alunos dos cursos de artes da Universidade Sénior.

No próximo domingo, dia 14, pelas 15h00, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel promove mais uma edição do Chá Dançante, com baile animado por Luís José.

O projeto de intervenção comunitária “dirigida à população sénior Mais Viver, Mais Aprender” vai passar pela Quinta do Peral, pela Capela da Mesquita e pela Igreja de São Romão, nos dias 12, 19 e 27, com sessões dedicadas ao balanço do programa de atividades de 2017/2018 e à apresentação do programa de atividades dos projetos para o período de 2018/2019

Os participantes dos projetos de intervenção comunitária “Mais Viver Mais Aprender”, “Envolve”, “Bem Me Quer” e Centro de Convívio de Parises e Bem-me-Quer juntar-se-ão num encontro convívio, marcado para dia 25 de outubro, pelas 14h30, no Museu do Traje. Estes projetos dirigidos aos seniores dos diversos locais do concelho desenvolvem atividades diversificadas de exercício físico, ações de informação e sensibilização das mais diversas temáticas.

Este Mês Sénior culmina a 27 de outubro, no Mercado Municipal, com uma demonstração do programa Seniores em Movimento, que terá início pelas 10h00. Uma apresentação que contará com a presença de vários alunos destas aulas que além do exercício físico e dos seus benefícios para a saúde, promove também o convívio e combate a solidão com atividades diversas como jogos, marchas, asseios e ações de formação.

 

Por: CM de São Brás de Alportel